SES apresenta plano de ações para os festejos juninos 

Da redação, AJN1

 

Na manhã desta quarta-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o Plano de Contingência para os festejos juninos em todo o Estado. A ideia é unir o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, dos Hospitais Regionais e o Programa DST-Aids objetivando garantir a assistência médico-hospitalar durante todo o mês de junho.

 

Presente durante a apresentação do plano, secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, reiterou que as ações começaram desde o dia 31 e será intensificado nos próximos dias. Além disso, ela avisou que a rede pública hospitalar está preparada para atender a população durante os festejos juninos.

 

“Todos nós que fazemos parte da SES ao lado da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), elaboramos um plano de respostas às emergências para eventos de massa, entendendo que hoje temos um aporte populacional bem maior. Estamos com os hospitais regionais e com o Hospital Governador João Alves Filhos (HGJAF) totalmente preparados para receber esse tipo de paciente”, afirma Mendonça.

 

Queimados

 

Ainda de acordo com a secretária, a maior preocupação dessa época é com relação às queimaduras ocasionadas por fogos de artifício. Desde o início do mês, segundo dados da SES, 28 pacientes deram entrada no HGJAF, 19 receberam alta médica e 8 seguem internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ). “Temos dois cirurgiões de plantão durante os festejos só para atender os pacientes queimados, além da equipe técnica”, detalha.

 

Mendonça revela ainda que, este ano o hospital montou uma sala no pronto-atendimento com quatro leitos para o primeiro atendimento dos queimados.

 

Samu e Vigilância Sanitária

 

A SES disponibilizou para os festejos juninos mais de 130 profissionais do Samu, que irão atuar em todo Estado, além de equipes fixas no Forró Caju e Arraiá do Povo, na Orla.

 

A Vigilância Sanitária Estadual capacitou às vigilâncias sanitárias dos 75 municípios sergipanos para atuar na fiscalização da comercialização de alimentos e bebidas.

 

DST/Aids

 

Em 2016, a campanha de conscientização do Programa DST/AIDS tem como tema “HIV, Sífilis e Hepatite. Não deixe esse trio fazer sucesso no seu arraiá”. Para isso, a SES montou um estande do Programa DST/Aids no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, com distribuição de preservativos e material informativo.