SES lança Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual de DST/Aids, lançou na manhã desta terça-feira (8), a campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) alusiva ao Dia Internacional da Mulher.  O evento aconteceu na Unidade Móvel Fique Sabendo que foi instalada no cruzamento dos calçadões das ruas Laranjeiras e João Pessoa, no Centro da capital.

 

Quem estiver passando pelo local poderá fazer gratuitamente os testes rápidos para detecção precoce do HIV, da Sífilis e Hepatites Virais, e receberá informações da equipe técnica da SES. Além disso, serão distribuídos preservativos femininos e masculinos, e brindes em homenagem à mulher.

 

“A campanha deste ano está voltada para todas as mulheres: solteiras, casadas, namoradas, apaixonadas, separadas, amantes, viúvas ou que desejam engravidar, para que tomem a decisão correta de fazer com frequência o teste rápido. A mulher inteligente é aquela que se previne, cuida da saúde e previne também o parceiro, exigindo o uso da camisinha corretamente nas relações sexuais”, destaca Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/Aids.

 

A campanha do Dia Internacional da Mulher também vem para orientar àquelas que desejam engravidar sobre a importância de fazer o pré-natal corretamente (junto com o parceiro) para evitar o aumento de casos de Sífilis e Sífilis Congênita.

 

“As mulheres precisam ficar cada vez mais vigilantes e iniciar o pré-natal mais cedo. Mesmo grávidas, elas precisam usar a camisinha e seguir todas as orientações médicas”, aponta.

 

* Com informações da Ascom SES