SMS realiza aplicação de inseticida no pátio do Detran

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam nesta quarta (9) e quinta-feira (10), a borrifação de tratamento perifocal no galpão do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE), localizado no bairro Santa Maria, em Aracaju. O trabalho tem o objetivo de aplicar de inseticidas nas paredes de depósitos ou grande locais, como ferro velhos e outros pontos estratégicos da cidade.

 

De acordo com o supervisor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Bonfim, as ações de borrifação perifocal acontecem sempre em pontos estratégicos.  “O objetivo é aplicar inseticidas nas paredes desses locais para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, o Zika Vírus e a febre Chikungunya”, destacou.

 

A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Taíse Cavalcante, explica que o inseticida permite a morte dos mosquitos no momento em que eles encostam nessas paredes.

 

“Enquanto o fumacê é uma aplicação que se espalha no ar, o perifocal aplica o inseticida nas paredes. Esse é mais um método utilizado para realizar a eliminação dos mosquitos em pontos estratégicos, que são locais vulneráveis à proliferação do vetor. Lembrando que o inseticida tem um poder de ação residual porque fica nas paredes por até 60 dias”, informou.