ALERTA - 13/08/2019 - 18:47

Secretaria de Saúde confirma 2 casos de sarampo em SE

Foto: MS

Da redação, AJN1

Dois casos de sarampo foram confirmados em Sergipe pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (13), envolvendo uma criança e e um adulto provenientes do município de Estância, na região Sul do Estado.

Até o momento, segundo a SES, foram 11 notificações, sendo que, além dos casos confirmados, dois estão em investigação e sete descartados.

Nacioal

O Ministério da Saúde já contabilizou 1.226 casos da infecção entre 12 de maio e 3 de agosto. No ano, o total chega a 1.322, sendo 1.220 em São Paulo. Diante do avanço, o Ministério da Saúde emitiu uma nova recomendação, ampliando a indicação da vacina contra a doença para crianças entre 6 e 11 meses em cidades prioritárias.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse;
irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso;
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Como prevenir o sarampo?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.