Após chuva, barragem Jabiberi volta ao nível normal

Da redação, AJN1

A chuva que anda caindo no últimos dias nas regiões Sul e Centro-Sul foram suficientes para recarregar significativa a barragem do Jabiberi, no município de Tobias Barreto. O nível da represa, que estava – 8,75m, subiu 6 m, faltando apenas 2,75m para verter.
Por essa razão, a Deso e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil decidiram pelo encerramento gradativo, a partir desta segunda-feira (25), das operações emergenciais de fornecimento de água tratada na zona urbana da cidade.

“Iremos reduzir, paulatinamente, a oferta de água com os caminhões, até que a água da captação esteja decantada e pronta para o consumo”, explica o cel. Alexandre José, diretor da Defesa Civil Estadual. Ainda segundo ele, será feita uma nova avaliação da situação da seca no estado, para então definir sobre a continuidade da Operação Pipa nas demais regiões.

De acordo com o diretor de Manutenção e Operação da Deso, Carlos Anderson Silveira Pedreira, foi importante a união de forças entre Deso, Defesa Civil e as prefeituras de Tobias Barreto e Itapicuru na Bahia (vizinha de Tobias Barreto), para o sucesso da operação. “De fato, as chuvas desse final de semana permitiram uma segurança para a decisão em conjunto com a Defesa Civil de descontinuar gradativamente esse serviço emergencial. Porém, reforçamos que a Adutora de Itapicuru é uma ação permanente, com estudos para uma possível ampliação, e que precisamos do apoio constante da população no tocante ao uso consciente dos recursos hídricos”.

Sobre as demais regiões, até que se conclua a reavaliação da Defesa Civil, a Operação Pipa permanece nos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre de Sergipe e N. S. da Glória. O Exército se soma à Defesa Civil nestes municípios e atende, ainda, com a Operação Pipa federal, os municípios de Frei Paulo, Carira, Ribeirópolis, N. S. Aparecida, Pinhão e Poço Verde.

Com informações da Defesa Civil.