ARACAJU/SE, 29 de fevereiro de 2024 , 15:18:39

logoajn1

Nos últimos 32 anos, Sergipe registrou 5.155 casos de Aids

De 1987 até agosto de 2019, o estado de Sergipe registrou 5.155 casos de Aids, e 2.301 casos de HIV, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde (MS).

Conforme o estudo, os municípios sergipanos que apresentaram mais casos de Aids, contabilizando crianças e adultos, são Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, São Cristóvão, Estância, Lagarto e Propriá. Vale ressaltar que HIV é a sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana e Aids é a doença desenvolvida. Dessa forma, nem todo indivíduo que tem o vírus HIV chega a desenvolver a doença que ataca o sistema imunológico.

“A minha missão é manter vivo o tema Aids e aqui em Sergipe a gente precisa estimular que ele seja discutido em casa, nas escolas, nos locais de trabalho, porque há uma banalização. Nós estamos passando por um momento muito difícil em relação ao HIV no Brasil, as pessoas estão achando que a Aids é como qualquer outra doença comum e não estão dando o valor. HIV/AIDS é um grave problema de saúde pública”, alertou o gerente do Programa IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana.

O que é Aids?

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

O que é HIV?

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns, como por exemplo:

período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença;

infecção das células do sangue e do sistema nervoso;

supressão do sistema imune.

Com informações do MS e SES.

Você pode querer ler também