ARACAJU/SE, 25 de fevereiro de 2024 , 6:03:06

logoajn1

Procuradores de SE farão ato contra indicação fora da Lista Tríplice

Da redação, AJN1

Os procuradores do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF-SE) realizarão um ato em favor da independência do órgão e contra a indicação do Procurador Geral da República fora da Lista Tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Manifestação acontece na próxima segunda-feira (9), às 7h30, em frente à sede do MP, situado no bairro Jardins, em Aracaju.

Nessa quinta-feira (5), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) recebeu com contrariedade a indicação do subprocurador-geral da República, Antonio Augusto Brandão de Aras, para o cargo de procurador-geral da República (PGR), ação que “interrompe” um costume constitucional de quase duas décadas, de respeito à lista tríplice, seguido pelos outros 29 Ministérios Públicos do país.

Para a ANPR, a escolha significa um retrocesso institucional e democrático.

Ainda segundo a ANPR, o indicado não foi submetido a debates públicos, não apresentou propostas à vista da sociedade e da própria carreira.

“Não se sabe o que conversou em diálogos absolutamente reservados, desenvolvidos à margem da opinião pública. Não possui, ademais, qualquer liderança para comandar uma instituição com o peso e a importância do MPF. Sua indicação é, conforme expresso pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, uma escolha pessoal, decorrente de posição de afinidade de pensamento”, diz um trecho da nota enviada pela ANPR à imprensa.

Você pode querer ler também