ARACAJU/SE, 20 de abril de 2024 , 10:51:49

logoajn1

TJ inutiliza armas custodiadas de processos criminais

 

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) tem observado rigorosos procedimentos de segurança com relação a armas vinculadas a processos judiciais. De forma inovadora, em março deste ano, o TJSE conseguiu a liberação do Exército Brasileiro, através do Comando da 6ª Região Militar, para pré-destruir as armas, geralmente oriundas de crimes, como tráfico de drogas, roubos, furtos, homicídios e porte ilegal.

De acordo com o Diretor de Segurança do TJSE, delegado Flávio Albuquerque, o Poder Judiciário sergipano tornou-se o primeiro Tribunal a ser autorizado à aquisição de uma prensa hidráulica motorizada, com capacidade de força de trinta toneladas, que previamente inutiliza todos os armamentos.

“Quando a polícia encaminha as armas para Justiça, nós já fazemos a pré-destruição e remetemos imediatamente para o Exército, para que eles procedam a destruição total do armamento, através da fundição, pois eles têm atribuição legal para esse procedimento”, explicou o Diretor de Segurança do TJSE.

A medida garante a segurança, tanto dos servidores quanto das pessoas que frequentam as unidades judiciárias, já que manter o armamento nos fóruns coloca em risco a segurança nos prédios. “Com essa rotina, aumentamos nossa segurança institucional, de forma que não temos mais a custódia de armas em nossas dependências”, completou Flávio Albuquerque.

A iniciativa do TJSE foi destacada no portal do Conselho Nacional de Justiça na internet como uma ação boa prática que pode ser aproveitada por outros Tribunais.

Fonte: Agência TJSE

Você pode querer ler também