ARACAJU/SE, 23 de fevereiro de 2024 , 15:06:18

logoajn1

UFS passa a integrar plataforma das Nações Unidas

A Universidade Federal de Sergipe integra, desde julho, a plataforma de Impacto Acadêmico das Nações Unidas (Unai). Mais de 1.300 instituições de ensino e pesquisa de todo o mundo já fazem parte da iniciativa, incluindo diversas universidades públicas brasileiras comprometidas, entre outros temas, com a promoção da paz, dos direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.

O objetivo principal dessa plataforma é buscar novas soluções para desafios atuais da humanidade. Nesse sentido, segundo Karyna Sposato, coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS, essa integração orienta e fortalece ações desenvolvidas pela universidade, já comprometidas com a agenda defendida pela Unai.

“Essa adesão é muito importante para a nossa realidade acadêmica, pois ela nos coloca juntamente com outras universidades mais experientes, que já vêm desenvolvendo ações que podem nos inspirar e fortalecer as nossas atividades. Além disso, também propicia que a própria UFS divulgue ainda mais as suas iniciativas e atividades que têm um impacto local muito importante, nem sempre conhecida pela comunidade”, diz.

O procedimento de adesão à plataforma se deu a partir da demonstração de interesse por parte da universidade. “Por meio dos observatórios, nós fizemos a aproximação, o contato com a iniciativa da ONU, e solicitamos a nossa adesão, demonstrando algumas das ações que já desenvolvemos aqui na universidade, em particular a ideia dos observatórios sociais”.

Ainda de acordo com Karyna, os observatórios são a integração entre a pesquisa, a extensão e o ensino, com foco na realidade, nos problemas reais de Sergipe. “Essa mesma ideia já estava sendo realizada por iniciativa da ONU com várias universidades. Então, por meio dos observatórios, vamos informar à plataforma, mandar as nossas atividades e participar de atividades que eventualmente possam acontecer”.

As informações são da UFS


Você pode querer ler também