ARACAJU/SE, 27 de maio de 2024 , 3:06:31

logoajn1

Nesta quarta-feira (24), é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

 

Nesta quarta-feira (24), é celebrado o Dia Nacional da Libras, data para relembrar a importância de políticas sociais e de inclusão de deficientes auditivos na sociedade brasileira.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) se desenvolveu a partir da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos no século XIX. Na ocasião, o então imperador Dom Pedro II convidou o francês Ernest Huet, professor e poliglota francês, para ensinar os deficientes auditivos no país.

Apesar de ser bem popular nos dias de hoje, a comunicação por meio de uma língua de sinais é uma prática antiga na história da humanidade. Relatos na Grécia Antiga indicavam que pessoas já se comunicavam por sinais, porém não necessariamente era por conta de alguma deficiência.

Qual a origem do Dia Nacional da Libras?

O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. Foi só em 22 de dezembro de 2005, porém, que o Decreto 5.626 regulamentou essa lei, incluindo Libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.

Diferentemente do que muitos pensam, a Libras é uma língua com gramática, semântica, sintaxe, entre outras atribuições. Ela difere do português em algumas palavras. Portanto, não podemos dizer que é a língua portuguesa de sinais, pois possui características próprias.

Fonte: Exame

 

 

 

Você pode querer ler também