ARACAJU/SE, 18 de outubro de 2024 , 0:20:59

logoajn1

A Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores – Regional Sergipe (Sobrames-SE) é aliada da cultura no estado.

 

Conheci a Sobrames-SE na 3ª. Bienal do Livro de Itabaiana, em 2015. Na ocasião visitei o estande da instituição onde conversei com o seu presidente, Dr. Lúcio Prado. A partir daquele momento nasceu uma parceria frutífera entre esta instituição e a Editora ArtNer, da qual sou o diretor.

O resultado, no decorrer do tempo, é a publicação de sete antologias: “Vida”, “Humanidades”, “Sentidos”, “Sinais”, “Prescrições”, “Emoções” e “Resiliência”. E, agora, em 2024, publicaremos a oitava edição, “Percepções”. Todas elas com a participação de mais de 20 médicos, um médico homenageado em cada título e ainda uma breve apresentação dos eventos sobramistas.

 

“A Sobrames Sergipe foi fundada em 16 de maio de 2000, pelo médico Marcos Aurélio Prado Dias. Seu atual presidente é o Dr. Lúcio Antônio Prado Dias. A regional Sergipe da Sobrames é uma das mais atuantes do Brasil com diversas realizações e conquistas, só para citar, os consagrados saraus musicais temáticos, os debates literários (Café com Letras), as antologias de contos, prosa e poesia. Além disso, mantém com veiculação regular o boletim (PR) ESCREVER.”

Fonte: Site da Academia Sergipana de Medicina.

O que podemos destacar é a atuação exemplar da Sobrames-SE no cenário da literatura sergipana com uma produção constante de livros. Suas antologias apresentam temas relevantes que vão desde a Ciência, reflexões sociais, História à sensibilidade poética dos seus autores. Sim, os médicos também são poetas. A qualidade editorial destas obras foi elogiada no Congresso Nacional da Sobrames – evento que reúne as regionais estaduais.

Além das antologias, a instituição publicou, por meio do seu diretor Dr. Lúcio, “Gol de Placa”, uma homenagem aos formandos de Medicina de 1968 pela então Faculdade de Medicina de Sergipe; também, uma edição especial de “Temas de Medicina Legal”, de Garcia Moreno – uma publicação comemorativa. E, ainda, “2003 – O ano da Educação”, uma coletânea ilustrada da trajetória de Marcos Prado, um médico que foi secretário da Educação de Sergipe.

Mas, nem só de literatura vive a Sobrames-SE. A instituição tem atuação destacada na Academia Sergipana de Letras, por exemplo. Além de estar engajada na recuperação do prédio do Instituto Parreiras Horta, onde, em parceria com a Academia Sergipana de Medicina, abrigará sua sede. O local também acolherá o futuro Museu da Medicina de Sergipe. 

Assim, a Sobrames-SE tem o seu lugar na cultura, na literatura e na arte do estado de Sergipe. Prestamos aqui a nossa homenagem e reconhecimento.