ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 6:40:05

logoajn1

Agosto Dourado: a relação entre a saúde bucal e a amamentação

*Com informações do CFO

 

Neste mês, o Sistema Conselhos de Odontologia destaca a Campanha Agosto Dourado, iniciativa global liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar e fornecer informações sobre o valor da amamentação para o desenvolvimento infantil.

O aleitamento materno é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança. De acordo com a OMS, é indicado que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e continuem, pelo menos, até os dois anos.

A amamentação tem grande influência na dentição e os cuidados com a saúde bucal são importantes para uma boa amamentação. Há diversos motivos pelos quais cada uma dessas áreas pode beneficiar a outra.

Os profissionais de odontologia e odontopediatria fornecem informações essenciais sobre a importância da amamentação e orientam as mães sobre técnicas adequadas, ajudando a prevenir problemas como fissuras mamilares e mastite, podendo, ainda identificar precocemente anomalias orais, como freio lingual curto (anquiloglossia), que pode dificultar a amamentação e necessitar de intervenção.

A odontopediatria também auxilia na prevenção de cárie de início precoce, educando os pais sobre os riscos de desenvolvimento de lesões de cárie relacionadas ao uso de mamadeira, incentivando a amamentação exclusiva e evitando o uso excessivo de mamadeiras e chupetas, que podem levar a problemas dentários futuros.

 

Benefícios da amamentação 1

A amamentação tem grande importância para a dentição, promovendo o crescimento e desenvolvimento adequados dos ossos da face e da mandíbula, contribuindo para uma melhor formação da arcada dentária e alinhamento dos dentes. E o ato de sugar durante a amamentação também fortalece os músculos da mandíbula, lábios e língua, o que é essencial para o desenvolvimento correto da fala e da mastigação. Além disso, bebês que são amamentados têm menor risco de desenvolver maloclusões (desalinhamento dos dentes) em comparação com aqueles alimentados exclusivamente por mamadeira.

 

Benefícios da amamentação 2

A redução do risco de cárie é mais um desses benefícios. O leite materno tem propriedades antimicrobianas que ajudam a proteger os dentes do bebê contra a cárie. Além disso, a amamentação exclusiva reduz a exposição a açúcares presentes em fórmulas e alimentos complementares. O movimento de sucção durante a amamentação ajuda, ainda, a limpar a cavidade oral do bebê, servindo como uma espécie de higiene bucal natural.

 

CRO-SE Itinerante em Ribeirópolis

Ontem (07), o “CRO-SE Itinerante” levou conhecimento e atualização científica aos profissionais da Odontologia da região de Ribeirópolis. O encontro aconteceu no auditório da Clínica de Saúde da Família Dr. Djaume Francisco de Lima, e reuniu profissionais que atuam também nos municípios de Nossa Senhora Aparecida, Pinhão e São Miguel do Aleixo. Nesta edição, a palestra escolhida foi “Odontologia de Mínima Intervenção”, com abordagem conduzida pela Prof. Dra. Natália Silva Andrade.