ARACAJU/SE, 12 de novembro de 2024 , 2:55:37

logoajn1

CFO e CROs em defesa do Piso Salarial na Odontologia

Conselhos realizam trabalho de mobilização pelas pautas da classe junto a deputados e senadores

 

*Com informações do CFO

A luta pelo respeito à lei que rege o piso salarial da Odontologia, a aprovação de um regramento com reajuste ao valor estipulado aos profissionais da área e a defesa das pautas odontológicas são demandas da classe e uma prioridade junto ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Odontologia.

Durante o ano de 2024, o Sistema Conselhos organizou diversas visitas e reuniões com deputados e senadores, além de visitas e reuniões no Congresso Nacional, a fim de mobilizar o legislativo em torno da relevância destas causas, tanto para os profissionais da Odontologia quanto para a qualidade da oferta dos serviços de saúde bucal à população.

Em duas ocasiões durante o ano, em 10 de abril e em 09 de outubro, os Conselhos Regionais, ao lado do Conselho Federal, estiveram no Congresso Nacional para uma grande ação de incidência política junto aos parlamentares de seus respectivos estados, entregando um material explicativo sobre o piso e dialogando com deputados e senadores.

No mês de abril, foi lançada a Frente Parlamentar da Odontologia para defender os interesses da classe no legislativo. Entre as pautas que estão sendo discutidas no Congresso, destacam-se a questão do Piso salarial, a Interiorização da Odontologia, a Educação à distância, a Odontologia hospitalar, a valorização da profissão e a obrigatoriedade do exame de proficiência para os recém-formados.

Em março, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, participou de audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado Federal para tratar do PL 1.365/2022, que trata da atualização do piso salarial e, em Sergipe, o CRO-SE convidou o senador Laercio Oliveira, titular da CAE no Senado, para tratar do tema em reunião realizada no início do mês. Na ocasião, ele assinou compromisso com a discussão do tema.

O empenho do CFO, ao lado dos Conselhos Regionais, é uma mostra da relevância do tema. A saúde bucal deve ser uma prioridade contínua nas políticas públicas e, com o apoio dos representantes públicos, é possível ter efetividade na luta pela valorização da Odontologia e dos profissionais que a exercem.

 

Cine Sorriso e Mês do Dentista

Ontem, cerca de 40 alunos da Escola Municipal Maria da Glória Macedo participaram de uma manhã de alegria, educação em saúde bucal e lazer no CRO-SE. Durante a ação de responsabilidade social, as crianças aprenderam sobre a importância da higiene oral e receberam brinquedos arrecadados pelo CRO-SE durante as Inscrições do Torneio de Futebol Society. Os dois eventos integraram a programação especial do Mês do Dentista, assim como 4 edições do Café com Ciência, o Café com Sorrisos e Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico realizado na última sexta-feira (25).

 

Endodontia I

Você sabe o que é Endodontia? É a especialidade da Odontologia que tem como principal objetivo preservar os dentes naturais e garantir a saúde bucal de forma ampla. Ela cuida da “parte interna” do dente, mais especificamente da polpa e da raiz, realizando tratamentos para salvar dentes danificados ou infeccionados. Entre as principais áreas de atuação do endodontista estão tratamento dos canais, intervenções cirúrgicas na raiz dental, tratamento dos traumas dentários, recuperação da cor dental, tratamento de dentes jovens (com raízes em formação).

 

Endodontia II

Um bom tratamento endodôntico é tão importante porque preserva o dente natural, previne complicações como abscessos e infecções sistêmicas oriundos de infecções e inflamações, promove o alívio da dor, reduz procedimentos invasivos, e são apropriados para casos complexos.  Os tratamentos endodônticos têm uma taxa de sucesso muito alta, frequentemente acima de 90%. Isso significa que o dente tratado pode durar por muitos anos ou até mesmo por toda a vida, quando bem cuidado.