ARACAJU/SE, 28 de outubro de 2025 , 10:41:17

Assistência Farmacêutica

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou na última quarta-feira, 8, o acolhimento pedagógico e o alinhamento estratégico com os novos farmacêuticos e técnicos em farmácia que passam a atuar nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

A iniciativa visa ampliar a cobertura, qualificar o atendimento e garantir mais eficiência na gestão e na dispensação de medicamentos.“Estamos passando de 14 para 36 farmacêuticos atuando nas unidades, um aumento de 157%. Com isso, o número de USFs que disponibilizam medicamentos controlados passa de 11 para 20, quase dobrando a cobertura e facilitando o acesso da população. A expansão também significa mais conforto para o usuário do SUS, que passa a ter acesso a medicamentos próximos de sua unidade de cadastro, evitando deslocamentos e reduzindo filas”, destacou Cristiane Trindade, coordenadora da Rede de Assistência Farmacêutica e Insumos (REAFI/SMS).

O fortalecimento da Rede de Assistência Farmacêutica é fruto de uma construção contínua, que começou ainda no início da gestão, em alinhamento com o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE). Ainda no primeiro semestre, a cidade avançou com a regularização e o cadastramento das 45 farmácias das USFs junto ao CRF/SE — um passo inédito que assegura mais segurança e conformidade técnica na dispensação de medicamentos. Desde então, o município vem promovendo a expansão do número de farmacêuticos e técnicos de farmácia nas USFs, além da implantação de protocolos e capacitações voltados à segurança e à qualidade na prestação do serviço.

“Ao ampliar o quadro de farmacêuticos e técnicos nas unidades e regularizar as farmácias junto ao Conselho, garantimos mais resolutividade, segurança e acessibilidade ao usuário do SUS. Seguimos trabalhando para que cada unidade ofereça atendimento qualificado e resolva as principais demandas de saúde da população aracajuana”, enfatizou a secretária municipal da Saúde, Débora Leite.