Big Tech erra o tom da nova campanha do iPod Pro.
Aaaaah a Apple 😍.
Conhecida por sua irreverente linha de produtos e pela precisão de seu marketing, a empresa americana nos surpreendeu nessa última semana, disse que errou o alvo, “missed the mark”, em seu comercial do iPad Pro.
Tim Cook, CEO da Apple, lançou o vídeo no seu perfil do “X”, antigo Twitter, na terça-feira, 7 de maio com a seguinte mensagem:
“Conheça o novo iPad Pro: o produto mais fino que já criamos, a tela mais avançada que já produzimos, com a incrível potência do chip M4. Imagine todas as coisas que ele será usado para criar.”
No comercial há alguns objetos como: fliperamas, toca discos, violão e vários outros itens nostálgicos que estão entre uma prensa industrial.
As luzes do local acendem, a vitrola começa a tocar sozinha uma música country de velho oeste, daqueles filmes que o bandido entra em um bar vazio e tem uma música baixinha no fundo, uma canção lenta que passa a sensação que está tudo parado, como se o próprio tempo houvesse parado. Acho que você já pegou a ideia aqui…
Logo depois, a prensa começa a descer e tudo vai sendo compactado, destruído, iniciando por uma corneta, depois o fliperama, latas de tintas estouram, os objetos quebram, por fim até um emoji perde seus olhos devido ao peso da tecnologia, ops… prensa. 😟
A peça chamada “Crush” quer dizer compressão em inglês, e o vídeo “falha” exatamente aí. A mensagem que seria para ilustrar o quão fino é e a sua capacidade de armazenamento, foi compreendida como a destruição ou substituição da cultura humana pela máquina. E aí amigo(a), choveram cometários negativos.
Por fim, a nota do vice-presidente de comunicações de marketing da Apple, Tor Myhren:
“Na Apple, a criatividade está em nosso DNA e é extremamente importante para nós projetar produtos que capacitem criativos em todo o mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar a infinidade de maneiras pelas quais os usuários se expressam e dão vida às suas ideias através do iPad”, disse Myhren. “Erramos o alvo com este vídeo e lamentamos.”
A marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 516,6 Bi, nos mostra que todos os humanos são falíveis. Não importa o tamanho do orçamento do marketing, qualquer um pode errar. Enfim, há uma linha muito fina entre a genialidade, a inovação e a extrapolação.
Honestamente, a peça me passa uma sensação desagradável. Ao finalizar o vídeo, eu senti angústia ao ver itens que me rementem a um “tempo bom” sendo destruídos. Totalmente em contraposição do icônico “Think Different”, que é para mim, a melhor peça produzida na história.
Por fim, fica o aprendizado. O erro e seu reconhecimento. Vamos celebrar nossa humanidade!!