Como muitos já vinham especulando, o governador Fábio Mitidieri deve mesmo apoiar o pré-candidato à prefeitura de Aracaju, Luiz Roberto. Ontem no fim da tarde foi publicado nas redes sociais de Luiz Roberto e do próprio governador um convite à população para o lançamento do “Movimento Aracaju Avança”, encabeçado por Luiz Roberto. Ilustrado com foto na qual aparecem Edvaldo, Luiz e Fábio, o convite tem o seguinte texto: “O PDT, o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Fábio Mitidieri convidam você e sua família a se juntar a nós para o lançamento do Movimento Avança Aracaju” . O Movimento Avança Aracaju é o mote da campanha de Luiz Roberto.
Antirracista
Tramita na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) um Projeto de Lei que institui o protocolo municipal antirracista. Aprovado ontem, 18, em 2ª discussão, o PL é de autoria do vereador Elber Batalha (PSB). A propositura estabelece a implementação de medidas de prevenção, conscientização e acolhimento de vítimas em situações de racismo em estabelecimentos de grande circulação de pessoas em todo o território municipal.
Antirracista II
Elber Batalha argumenta que o projeto visa educar, prevenir e erradicar, no âmbito da capital sergipana, práticas racistas que vêm ocorrendo no Brasil inteiro. “São eventos igualitários aos que ocorrem sempre em shoppings e lojas de departamento, onde pessoas, pelo fato de serem negras, são perseguidas por vigilantes e pela equipe de segurança da loja, havendo um racismo estrutural e uma presunção quase que absoluta de que, por ser negro, é delinquente”, disse Elber.
Praia Formosa
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), está cobrando da administração municipal, a manutenção adequada na estrutura física do calçadão da Praia Formosa. Ontem, 18, ele exibiu no telão do Plenário da Câmara, imagens de equipamentos como lixeiras e bancos danificados, acúmulo de lixo nas pedras do quebra-mar, telhas dos quiosques soltas e parapeito, nas margens do rio, incompleto.
Avaliação oftalmológica
Aprovado ontem na Câmara Municipal de Aracaju, projeto de lei de autoria do vereador Sargento Byron, que dispõe sobre o programa de avaliação oftalmológica para os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio da rede municipal de Aracaju. De acordo com o projeto, os exames deverão ser agendados pela direção de cada escola, juntamente com a Secretaria da Saúde do Município de Aracaju (SMS), mediante programação de turmas, e compreenderão teste de acuidade visual, consultas oftalmológicas e avaliação de resultados.
Eduardo Mato
Está marcada para hoje, 18, às 10h, a sessão solene de posse do Procurador de Justiça Eduardo Lima de Matos. A solenidade será no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, no edifício-sede do MP sergipano. Matos foi promovido, por critério de antiguidade, ao cargo de Procurador de Justiça.
Laércio Oliveira
O senador Laércio Oliveira (PP/SE) divulgou que participou do lançamento do primeiro projeto voltado para a produção de combustível sustentável para aviação. A cerimônia ocorreu no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e foi conduzida pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O projeto receberá um investimento de 1,8 milhão de euros do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).
Laércio Oliveira
De acordo com o senador Laércio Oliveira esse é um importante passo no sentido de transição energética e sustentabilidade. A Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, localizada nas instalações da Itaipu Binacional, produzirá 6kg/dia de bio-syncrude. “Este é uma mistura de hidrocarbonetos sintetizada a partir de biogás e hidrogênio verde, destinada à produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF)”, explicou.
Assistência social
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, participou do encontro do Fundo Nacional da Assistência Social pelo Brasil (FNAS) – Etapa Sergipe, que compreende um dos cinco eixos do Programa Executa Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento foi uma iniciativa do Governo Federal, destinado à formação técnica de gestores e contadores municipais, responsáveis pelos Fundos da Assistência Social.