ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 5:49:46

logoajn1

Bem-vindo à coluna No Topo!

Se a ideia é ficar por dentro das principais novidades do universo de marketing de influência, mídias sociais e Relações Públicas, você está no lugar certo.

De início, começarei me apresentando. Sou Fátima Costa Ponzi (@fatimacostaponzi) e vou assinar esta coluna nos próximos sábados. Comecei a trabalhar no digital desde 2015, numa época em que poucas agências faziam o trabalho de mídias digitais, pois não tinham ideia de que esse universo iria dominar o mercado em vendas, promoções e entretenimento. Além disso, tenho uma ampla rede de contatos, formação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, com especialização em Assessoria de Comunicação e Imprensa, trajetória de 15 anos trabalhando em comunicação social, alma empreendedora e experiência como social media. Com todo meu background e habilidade, trarei a você uma visão do marketing digital no dia a dia das pessoas e no trabalho virtual.

Portanto, através desta coluna, vou lhe mostrar a importância das redes sociais para as empresas e profissionais e os benefícios de usar esses canais como estratégia no seu negócio. Para isso, trago entrevistas com profissionais de várias áreas relatando as vantagens do uso das redes sociais em seus empreendimentos e em suas vidas. Confira!

Finalmente, gostaria de dizer que fico extremamente orgulhosa desta parceria com o Jornal Correio de Sergipe. Que seja um casamento longo e feliz, como o meu com Aracaju!

 

Depoimento Dr Lúcio Prado Dias

“As redes sociais, nas suas variadas versões, trouxeram uma verdadeira revolução na forma de comunicação, notadamente nas relações pessoais e institucionais. Desintegraram ainda, de modo impactante, o monopólio das grandes redes de informação, possibilitando informações em tempo real, ampliando o leque de transações comerciais. Além disso, com o fortalecimento da tecnologia digital, hoje elas se constituem também no principal meio de entretenimento, superando as tradicionais salas de cinema e teatro”.

Lucio Prado Dias – Presidente da Sobrames Sergipe.

 

Depoimento Ariadne Naves

Com algumas décadas dedicadas a treinamentos na área da comunicação oral, em 2019, comecei a ministrar alguns treinamentos on-line.

No período da pandemia de COVID-19, o que antes era eventual passou a ser o normal e todos os treinamentos, palestras e atendimentos passaram a acontecer por meio de plataformas no universo digital, fato que acabou ampliando o alcance do meu trabalho, geograficamente falando, e atualmente, atendo e treino pessoas em vários estados e até em outros países sem sair do escritório em casa.

Ariadne Naves – Fonoaudióloga

 

 

Depoimento de Dr George Caldas

Já faz um tempo que a presença digital é de suma importância para todos os negócios, pois quem não está na internet perde oportunidades para captar novos clientes e fazer novos negócios em qualquer lugar do mundo. Não é à toa que as redes sociais são ótimas maneiras de divulgação e um lugar para oportunidades. Afinal, todos buscam por informações a todo momento.

George Caldas – Presidente da Sogige ( Sociedade de Ginecologia de Sergipe)

 

 

Depoimento de Marcela Mori

Além de aumentar a visibilidade, as redes sociais são ótimos canais de relacionamento com o público. Elas possibilitam conhecer a opinião real dos seus clientes para construir uma relação de proximidade.

 

Não há como negar que o ano de 2020 mudou a forma como as pessoas usam a Internet e, em especial, as redes sociais, para fazer negócios.

 

O fato é que as marcas precisam estar onde os seus clientes e potenciais consumidores estão, e as redes sociais fazem parte desse contexto. Sem falar que é um método barato para divulgarmos nosso trabalho e fazermos cursos de aperfeiçoamento em qualquer lugar do mundo.

Marcela Mori- Nutricionista

 

 

Depoimento de Daniela Costa

As redes sociais transformaram radicalmente a comunicação, nossa relação com o tempo, bem como nossas relações sociais e profissionais.

Não só no que toca à rapidez, e muitas vezes ao imediatismo da circulação de informações, mas também no que toca à democratização e qualidade das informações. A sensação é que basta um smartphone para termos “o mundo em nossas mãos”. E, como tudo na vida, há prós e contras: por um lado, as redes facilitam muito nosso dia a dia de trabalho, bem como nossa interação social, mas, por outro, pode nos tornar “escravos” dessa velocidade e imediatismo, que nem sempre condizem com um ritmo de vida saudável. Ainda há a questão da confiabilidade das fontes, que a democratização das informações traz e podemos ser facilmente enredados no fenômeno das fake news, que, inclusive, interfere, se não estivermos atentas(os), em nossas escolhas políticas. A grande questão reside em encontrar o equilíbrio e fazer das redes sociais nossa aliada, seja em nossa vida social, seja na profissional. Para tanto, estabelecer limites de horários para o trabalho, tanto quanto checar as fontes das informações, são imprescindíveis. E não nos esqueçamos que o afeto até permeia as relações virtuais, mas é na presença que realmente o sentimos em toda sua potência.

Daniela Costa.

Prof.ª Dr.ª da UFS – Departamento de Direito.