ARACAJU/SE, 18 de maio de 2024 , 15:50:43

logoajn1

Como as empresas veem o uso das redes sociais no ambiente de trabalho?

As redes sociais se converteram em uma tendência nos relacionamentos e interações sociais, bem como em uma ferramenta de trabalho para muitas empresas no dia a dia corporativo. Ela é utilizada na seleção de talentos, na divulgação de serviços e produtos ou para aumentar o engajamento da marca com seus clientes e colaboradores.
Mas você sabe quais são as principais vantagens do uso das redes sociais para as empresas?
Abaixo listei algumas vantagens para que você reconheça a importância do digital no ambiente corporativo. Confira:
Uma presença ativa nas redes sociais ajuda a empresa a reforçar sua marca e se fazer presente em um mercado cada vez mais competitivo e de rápidas mudanças. A web (rede que conecta internet por todo mundo) é uma das principais plataformas de atividade comercial alternativa;
Visibilidade para a companhia. O uso das redes sociais melhora o posicionamento orgânico na internet e atrai tráfego para o site da empresa. Também é possível que suas ações ganhem repercussão na mídia espontaneamente;
A internet permite infinitas possibilidades de aumentar os canais de comunicação e a interação com os clientes e fornecedores. Gerando comentários e publicações com conteúdo relevante, o vínculo com o cliente irá se fortalecer.
Tive o prazer de entrevistar duas profissionais: Jouse Almeida, arquiteta , com 15 anos de experiência no mercado imobiliário nos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco; hoje atua como gerente de incorporação da construtora Moura Dubeux, em Aracaju; e Simone Nascimento, administradora, com MBA em Gestão de Projetos. Trabalhou por quase 11 anos em grande Construtora de Sergipe e atualmente trabalha na área comercial da Moura Dubeux, empresa que conquistou sua posição entre as 15 maiores construtoras do Brasil no Ranking Nacional da Construção Imobiliária, sendo a única empresa nordestina presente nesse ranqueamento.
Em conversa com as duas profissionais, foram abordadas as rede sociais dentro do ambiente corporativo da empresa em que elas trabalham, sendo assim, tratarei o case da construtora Moura Dubeux . A empresa usa internamente sua própria rede social, chamada de “CONEXÃO”. Essa ferramenta é bem parecida com o facebook – que todos nós usamos para conectar amigos e conhecidos distantes -, mas com algumas funcionalidades e itens diferentes. Nele existem as partes social e coorporativa. Na social, os colaboradores se comunicam, trocam ideias, celebram conquistas, divulgam premiações, fazem campanhas solidárias, apresentam novos colaboradores, colocam dicas de saúde, avisos, galerias de fotos dos eventos e das obras, lembretes de aniversários (que é maravilhoso para não esquecer o aniversário do seu amigo que está ali trabalhando com você todos os dias), afirma Jouse Almeida.
A parte corporativa é voltada para itens de grupos técnicos e para a divulgação de concursos internos, dados e metas importantes da companhia. O CONEXÃO tem o objetivo principal de conectar seus colaboradores que estão em setores, obras, cidades e estados diferentes em uma enorme rede de amigos, unidos e fortemente engajados com seu crescimento profissional e com o propósito da companhia. Assim, as informações são transmitidas a todos os colaboradores de forma acessível, transparente e na mesma linha de tempo para todos os colaboradores.
Segundo Jouse Almeida, a Moura Dubeux acredita que, para alcançar resultados sustentáveis e galgar desafios ainda maiores, deve ser protagonista dos valores éticos, além de ter uma postura íntegra e transparente em tudo o que faz.
Outra ferramenta interna comentada pela entrevistadas, que tem grande adesão dos colaboradores e é bastante funcional para divulgação de conhecimento e de interação entre os colaboradores são as Lives que a Moura Dubeux faz quinzenalmente às terças-feiras pela manhã. Elas são feitas de uma forma que os colaboradores integrarem (?), trocam ideias e opiniões em tempo real, gerando um entrosamento entre os participantes que não se conhecem e que estão distantes fisicamente. Com isso, você passa a conhecer seu colega de trabalho e aprender coisas novas. Conforme apontado por Jouse Almeida, percebe-se a cada detalhe o cuidado, a atenção que a empresa tem com seus colaboradores e o bom relacionamento entre eles, como também o crescimento profissional e pessoal de cada um. Assim, a Moura usa várias ferramentas e métodos para proporcionar um ambiente caloroso e harmonioso de se trabalhar. “Como consequência desse trabalho somos a empresa certificada pela Great Place To Work – GPTW (melhores empresas para trabalhar)”, diz Jouse.
Conforme Simone Nascimento, na MD nos conectamos através de vários canais de comunicação e desenvolvimento. O meu preferido é o programa “Acontece”, realizado às sextas feiras (online), em que temos um momento com o CEO, a diretoria e toda a equipe da Moura Dubeux para expor o que aconteceu de melhor na companhia durante a semana, transformando o processo de comunicação interna da sua organização, diminuindo distâncias, promovendo conexões entre as pessoas e aumentando o senso de pertencimento. Todos esses canais têm o objetivo de compartilhar conhecimento e interação com todos os funcionários da MD.
E ai, vocês ficaram inspirados? Que tal, implementar alguns dessas práticas na sua empresa?
Que tal ativar ainda mais sua empresa nas redes social?