Capacitismo é uma expressão ainda pouco conhecida, mas que traz consigo um problema histórico, resultado de compreensões estigmatizantes da deficiência. Ele surge do senso comum de que pessoas com deficiência (PcD) têm todas as capacidades limitadas ou reduzidas, são vistas como não iguais, menos aptas ou não capazes.
O Capacitismo vem atrelado à discriminação e ao preconceito contra as PcD, através de falas ou expressões capacitistas como: “Nem parece que você tem deficiência” ou “Dar uma de João sem braço”. Além de atitudes capacitistas, tratando pessoas com deficiência de forma infantilizada, considerando suas conquistas como “milagre”, criar condições que limitem a participação das PcD em condições de igualdade.
Como evitar o capacitismo? Primeiramente, se informando. E por isso, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) lança a cartilha “Capacitismo você sabe o que é?”, elaborada por graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Sergipe, juntamente com a Comissão de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, com o intuito de conscientizar os profissionais da saúde, e em especial os cirurgiões-dentistas, a apoiar e incluir as pessoas com deficiência em todos os ambientes.
Compreender a pessoa em sua totalidade é muito importante, já que a deficiência é apenas uma das suas características.
*Cirurgiões-dentistas Gabriela Mancia de Gutierrez (presidente da Comissão – CROSE 1972), Grazielli Meneses Brito (CROSE 1193), Kildane Maria Almeida Guedes (CROSE 762), Tito Marcel Lima Santos (CROSE 2579).
CRO-SE vai até você
Em mais uma edição do Projeto “O CRO-SE Vai Até Você”, o conselheiro tesoureiro Erickson Palma Silva e o ex-presidente e conselheiro federal Anderson Lessa Siqueira estiveram, na última quarta-feira (17), nos municípios de São Domingos e Campo do Brito, dialogando com profissionais da Odontologia que atuam na região. O objetivo é aproximar o Conselho dos profissionais da Odontologia que cuidam da saúde bucal da população nos interiores de Sergipe, divulgando informações úteis ao trabalho, recebendo sugestões e tirando dúvidas das equipes.
Vitória da Odontologia
O CRO-SE vem atuando fortemente pelo cumprimento da Lei do Piso (3.999/61) em Sergipe, e a atuação judicial do Conselho nesse sentido vem gerando importantes resultados. O edital do novo PSS da Secretaria de Estado da Saúde, que prevê 16 vagas para cirurgiões-dentistas, foi publicado cumprindo integralmente a decisão judicial concedida em favor do CRO-SE na ação ajuizada contra o Edital do PSS 2020. À época, dando ganho de causa do Conselho, a Justiça Federal determinou que todos os processos seletivos que fossem lançados pela SES a partir de então deveriam obedecer a legislação que normatiza remuneração e carga horária para cirurgiões-dentistas. O CRO-SE comemora o resultado concreto dessa luta, que vem sendo empreendida coletivamente.
Atualização Científica
A agenda de atualização científica do CRO-SE segue movimentada. No próximo dia 26, o Meeting de Empreendedorismo, Gestão e Marketing oferece um importante ciclo de palestras sobre o mercado para os profissionais da Odontologia e sobre Direito Previdenciário. As inscrições estão sendo feitas através do link disponível na Bio do perfil do @crose.oficial no Instagram. No próximo dia 31, mais uma edição do Café com Ciência aborda a temática das Disfunções Temporomandibulares; e os dias 28 e 29 de julho já estão marcados para o III Simpósio de Odontologia Hospitalar. Enquanto isso, o CRO Itinerante segue levando palestras para as equipes de saúde bucal dos municípios, e o Conselho dá seguimento à programação de encontros mensais do Curso de Atualização para Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal.
Envelhecer Sorrindo
Incentivando a Responsabilidade Social entre profissionais da Odontologia, o CRO-SE está apoiando a campanha de arrecadação de fraldas geriátricas promovida a partir do projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, Envelhecer Sorrindo, sob a condução do professor Carlos Neanes. Os profissionais da Odontologia que puderem fazer suas doações, podem deixar na secretaria do CRO-SE de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. As doações serão destinadas às instituições beneficentes Same, Asilo Rio Branco e Lar Isaías Gileno.