ARACAJU/SE, 2 de janeiro de 2025 , 21:16:01

logoajn1

CFO publica posicionamento sobre sedação de pacientes em consultório odontológico

*Com informações do CFO

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano Do Vale, usou as redes sociais e canais oficiais da autarquia para divulgar vídeo em que reforça o posicionamento institucional do Sistema Conselhos sobre a recente decisão judicial acerca da aplicação de anestesia e o emprego de analgesia ou sedação na Odontologia. O objetivo foi tranquilizar cirurgiões-dentistas e toda a população brasileira sobre vídeos que circularam a respeito do tema, reforçando que a legislação brasileira atribui essa competência aos cirurgiões-dentistas.

“É preciso deixar claro que não há nenhuma mudança ou proibição da aplicação das anestesias convencionais, da analgesia e da sedação que já é empregada em Odontologia.  Apenas uma decisão da Justiça Federal em caráter liminar atribuiu ao CFO a responsabilidade de normatizar alguns procedimentos que ainda não estão normatizados, mas que – repito –são realizados sob a competência legal que é atribuída aos CDs”, explica o presidente.

Ainda de acordo com ele, o CFO irá agir com máxima responsabilidade na regulamentação desses procedimentos, enquanto os profissionais da Odontologia brasileira, como sempre fizeram, agirão com toda a cautela que já caracteriza a profissão para garantir a maior segurança possível aos pacientes em tratamento.

“Digo isso com muita tranquilidade. Nós sempre seguimos todas as normas e todos os critérios de segurança dos pacientes. Não há a menor possibilidade de conselhos de quaisquer outras profissões da saúde fiscalizarem a atividade odontológica. Essa atribuição é exclusiva dos Conselhos de Odontologia e das autoridades brasileiras competentes. O CFO vai cumprir a decisão judicial, vai regulamentar o que ainda não está regulamentado e nós vamos garantir a independência da Odontologia, assim como a máxima segurança de todos os pacientes em tratamento. O Sistema Conselho está atento ao cumprimento da legislação e à garantia de todas as prerrogativas dos cirurgiões-dentistas brasileiros”, concluiu Juliano do Vale, presidente do CFO.

 

Café com Ciência

E no dia 27 de março, às 19h, o CRO-SE realiza mais uma edição do Café com Ciência – Sessões Clínicas que, desta vez, irá discorrer sobre o tema “Tratamentos da má oclusão classe II na infância: do clássico ao digital”. O evento tem a organização da Comissão Científica do CRO-SE e a abordagem temática ficará por conta das cirurgiãs-dentistas Mariane Bastos Paixão Amaral e Luciana D. Caldas. Inscrições podem ser feitas através do WhatsApp (79) 98115-4395.

 

Fórum de Odontologia Antirracista I

Hoje o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realiza o I Fórum Sergipano de Odontologia Antirracista, em parceria com o Sinodonto, o apoio da UFS e da Unit. O evento marca o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela ONU em memória das 69 pessoas negras mortas no chamado Massacre de Shaperville, em Joanesburgo, quando participavam de um protesto contra a Lei do Passe, em 1960.

 

Fórum de Odontologia Antirracista II

O evento será realizado ao longo de todo o dia na sede do CRO-SE, reunindo profissionais e estudantes em torno do aprofundamento em questões raciais presentes no ambiente de saúde. Inédito em Sergipe, o Fórum busca oportunizar o debate acerca de como essas questões influenciam na prestação de serviços e no acesso à saúde bucal pela população. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (79) 3214-3404, whatsapp (79) 98115-4395; ou através do Portal de Cursos e Eventos do Sigaa (www.sigaa.ufs.br).