ARACAJU/SE, 17 de julho de 2025 , 2:54:00

Dor Neuropática em Odontologia

*Por Antonio Carlos Marqueti

A dor neuropática na Odontologia é um fenômeno complexo e desafiador, caracterizado por uma dor crônica persistente e causada por lesões ou disfunções no sistema nervoso periférico ou central. Pode surgir após procedimentos odontológicos invasivos, a exemplo de extrações dentárias, implantes ou endodontia; ou ainda como resultado de condições médicas subjacentes, como neuralgia do trigêmeo ou neuropatia diabética; podendo variar desde lesões nervosas diretas durante procedimentos inflamatórios crônicos que afetam os nervos da face.

As características clínicas da dor neuropática odontológica incluem sensação de queimação, formigamento, choque elétrico ou agulhadas na região da face, lábios, língua ou mandíbula, podendo ser exacerbados pela mastigação, fala, ou até mesmo pelo toque leve na área afetada.

O tratamento da dor neuropática, por vezes, requer uma abordagem multidisciplinar para alcançar o alívio adequado aos sintomas. Estratégias de tratamento comuns incluem medicamentos analgésicos, como antidepressivos tricíclicos, anticonvulsivantes e agentes anestésicos tópicos.

Além disso, terapias físicas, como estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) ou bloqueios nervosos podem ser consideradas para o alívio da dor. Em casos graves e refratários, intervenções cirúrgicas, como a descompressão do nervo ou a estimulação cerebral profunda, podem ser consideradas como opções de tratamento. Assim, é fundamental que o tratamento seja personalizado para cada paciente, levando em consideração a gravidade dos sintomas, a causa subjacente da dor neuropática e a resposta individual ao tratamento.

Desta forma, a dor neuropática na Odontologia é uma condição debilitante que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, requerendo uma compreensão abrangente de sua definição, etiologia, características clínicas e opções de tratamento, estando os Cirurgiões-Dentistas preparados para diagnosticar e gerenciar eficazmente esta condição desafiadora.

*Cirurgião-Dentista, Especialista em Endodontia, Mestre e Doutor em Estomatologia. Professor do Departamento de Odontologia da UFS. CRO-SE 2321.

 

Pode ou não pode?

Na última edição do seu podcast, “CFO Esclarece”, o Conselho Federal de Odontologia fez um alerta sobre premiações na Odontologia. De acordo com o art. 20 do Código de Ética Odontológica, não é permitido que cirurgiões-dentistas e consultórios odontológicos realizem sorteios ou quaisquer outros tipos de concursos que tenham como premiação os serviços oferecidos pelo profissional. O descumprimento ocasionará ao profissional da Odontologia infrator um processo ético disciplinar. Dúvidas e orientações podem ser obtidas na Central de Atendimento à Odontologia, através do telefone 0800 000 4499.

 

Café com Ciência

No próximo dia 22 de maio, a Comissão Científica do CRO-SE realiza mais uma edição do “Café com Ciência”, que desta vez irá discorrer sobre sessões clínicas em torno do tema “Avaliação de risco em saúde bucal e tratamento restaurador atraumático (ART) – um olhar ampliado no contexto escolar”. Conduzirão a exposição da noite as cirurgiãs-dentistas Cristiane Oliveira e Regiane Amaral. O encontro terá início às 19h, no auditório do CRO-SE, e as inscrições podem ser feitas através do WhatsApp (79) 98115-4395.

 

Destinar

Diante da proximidade do prazo final para a declaração do Imposto de Renda (31 de maio), o CRO-SE relembra e incentiva os profissionais a destinar parte do IR em prol dos Fundos Municipais que trabalham com projetos de grande relevância social. O imposto de renda solidário pode ser pago pelo cidadão deduzido do imposto a pagar ou sob a forma de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), limitado a 6% do imposto devido sobre a sua renda. Dessa forma, é possível destinar este valor aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa do país, do estado ou do município sem pagar nada a mais por isso. Ajudar a quem mais precisa não tem preço.