ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 7:06:06

logoajn1

Editora sergipana fomenta a leitura de livros por meio de doações

 

Programa cultural da Editora ArtNer visa estimular a leitura em Sergipe.

 

Apenas 16% da população brasileira adulta é consumidora de livros.

Levantamento da Câmara Brasileira de Livros aponta que 25 milhões de consumidores brasileiros adquiriram um livro nos últimos 12 meses.

Fontes

https://consumidormoderno.com.br/consumo-livros/

https://www.publishnews.com.br/materias/2023/12/07/apenas-16-da-populacao-brasileira-e-consumidora-de-livros-aponta-pesquisa-inedita

No Brasil muito se precisa avançar nesse segmento, tendo em vista o baixo consumo per capita, atualmente na faixa de 2,5 livros/habitante/ano. Em contraste, o consumo situa-se em torno de 10 livros per capita em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a França, entre outros.

Fonte: Pesquisa genérica no Google ao buscar “consumo per capita de livros no Brasil”.

A respeito da informação acima do Google há de levar em consideração que Estados Unidos e França, por exemplo, são países ricos, onde o ganho financeiro pessoal é bem acima do Brasil. Além de que a educação e a cultura estão em outro patamar. Há muito o que considerar sobre o acesso e a orientação para a leitura no tocante a essas diferenças.

Mas, nem tudo é tristeza. Há iniciativas isoladas de incentivo à leitura e o acesso à literatura. Aqui em Sergipe podemos citar o bom trabalho que a Biblioteca Pública Epiphânio Dória vem fazendo em Aracaju, com diversos programas e iniciativas nesse sentido. Por outro lado, há educadores comprometidos na criação de bibliotecas comunitárias que atendem comunidade onde o acesso ao livro impresso é menor.

Sergipe, apesar de ser um estado com uma economia que não é das maiores, é onde há uma produção literária que merece destaque, com a produção de centenas de títulos por ano. Há, ao menos, quatro grandes gráficas que atuam na impressão de livros e mais outro tanto igual de pequenos editores que atuam como produtores gráficos. Esse player, modesto em quantidade, mas relevante no atendimento aos escritores, poetas e autores, vem abastecendo o mercado com dezenas de títulos publicados.

Ainda assim é um pouco complicado esse livro chegar à massa popular ou a quem não tem acesso direto às obras, uma vez que a condição econômica ou social não permite esse acesso. Às vezes o acesso se dá de forma indireta, por meio de intermediários, como professores, por exemplo, ou na forma de eventos literários.

Nesse sentido, a Editora ArtNer, uma das mais expressivas produtoras de livros de Sergipe, vem atuando na doação de livros para bibliotecas públicas, escolares e comunitárias, instituições e cantinhos culturais, associações e academias literárias, especialmente do interior. Assim, “entendemos que estamos contribuindo para o acesso aos livros e, consequentemente, o fomento à leitura, especialmente aos mais carentes. Também entendemos que, por meio das doações que fazemos, o livro chega a quem interessa, ou seja, o leitor”, aponta o diretor da empresa, o editor Joselito Miranda.

Essas são algumas instituições que receberam livros publicados pela Editora ArtNer recentemente para o seu acervo: Sobrames/SE – Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Sergipe, IHGSE – Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Museus da Gente Sergipana, Memorial de Sergipe e ASL – Academia Sergipana de Letras. Algumas bibliotecas como a Biblioteca Pública Estadual Epiphânio Dória, Biblioteca Pública de N. Sra. da Glória, Biblioteca Comunitária Viajando na Leitura, Biblioteca Pública de N. Sra. do Socorro, Biblioteca Pública de N. Sra. das Dores e Instituto de Educação Profissional de Simão Dias também receberam livros. E, ainda, o Cantinho Cultural Vovô Alipio, de Boquim-SE, Clube de Leitura Sementes do Amanhã, de Lagarto/SE, UBE – União Brasileira de Escritores, de Aracaju/SE, Lions Clube de Aracaju e MOC-MAP – Movimento Cultural Maria Pereira da Academia Itabaianense de Letras.

Ainda há muito por fazer para que mais pessoas, especialmente a geração mais nova, tenha acesso aos livros. Vale lembrar que as obras doadas pela Editora ArtNer são de autores sergipanos, em sua maioria, e compõe uma parte da reserva técnica da empresa que é renovada periodicamente.


Abraço e até a próxima semana.

 

JOSELITO MIRANDA DE SOUZA

Diretor e produtor gráfico da Editora ArtNer.

Membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, da Academia Sergipana de Letras (MAC/ASL).

http://artner.com.br/

https://www.instagram.com/editora_artner/