ARACAJU/SE, 16 de setembro de 2024 , 15:50:28

Festa Literária de Glória, um exemplo de empreendedorismo cultural

 

 

De 27 a 29 de agosto foi realizada em Nossa Senhora da Glória, capital do sertão sergipano, a V FLIG – Festa Literária de Glória. Um evento literário, artístico e cultural promovido pela Academia Gloriense de Letras (AGL) e o seu Movimento Cultural Via Láctea.

A noite do dia 27 foi marcada pela cerimônia de abertura do V SALS – Seminário das Academias Literárias de Sergipe no auditório da Câmara Municipal de Nsa. Sra. da Glória, como parte da FLIG. Com a presença de diversos membros de academias literárias do estado o SALS contou com discursos, declamações poéticas e homenagens. A intenção é fortalecer os laços entre essas instituições e promover o fazer cultural. Participaram academias literárias e culturais das cidades de Glória, Dores, Aracaju, Malhador, Socorro, Aquidabã, Canindé, Estância e Cristinápolis, além da Academia do Amplo Sertão e a dos Contadores de Histórias.

A V FLIG foi marcada como um evento bem diversificado com a realização de debates sobre literatura latino-americana, poesia e o ato de escrever. Foram mesas-redondas dirigidas por professores universitários sendo, portanto, um debate de alto nível. O evento contou ainda com exposição de temas sobre o autismo, contação de histórias e oficinas de desenho.

A riqueza do evento contou com dezenas de apresentações musicais, inclusive com a participação de alunos das escolas da região, teatro, balé, ginástica e declamação de poesias. O palco da praça do mercado no centro da cidade ficou ocupado o tempo todo, contando com a presença de centenas de aluno e cidadãos. Aliás, a cada edição a FLIG se consolida como evento obrigatório da região.

Também teve lugar diversos estandes de apoiadores e expositores, como universidades, escolas, quiosques de leitura, empreendedores e é claro espaço dos editores de livros e os escritores. Nesses espaços aconteceram apresentações literárias e lançamentos de livros. A FLIG contou com a presença de dezenas de escritores.

O mais importante foi a presença e apoios das pessoas que passaram por lá e expressaram seu carinho, adquirindo livros, apreciando as músicas e as apresentações. Além disso, muitos puderam comprar livros por conta da distribuição de vales-compra, que favoreceu bastante a aquisição destes. 

Parabéns aos organizadores, professores Carlos Alexandre e Lucas Lamonier e equipe pelo empenho, senso de empreendedorismo e seriedade. De fato, um exemplo de esmero e cuidados pelo patrimônio cultural no interior de Sergipe.

Crédito das fotos: Carlos Alexandre, Lucas Lamonier e Joselito Miranda.

 

JOSELITO MIRANDA DE SOUZA

Diretor e produtor gráfico da Editora ArtNer.

Membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho, da Academia Sergipana de Letras (MAC/ASL).

http://artner.com.br/

https://www.instagram.com/editora_artner/