ARACAJU/SE, 8 de janeiro de 2026 , 19:45:21

Governador reúne secretários

Bastidores por Cláudia Lemos  07 01 26

 

Governador reúne secretários

O governador Fábio Mitidieri reuniu no início dessa semana, todo o secretariado para alinhar ações e estratégias do governo. Durante o encontro, o governador destacou que 2026 marca o período da colheita dos projetos planejados ao longo dos últimos três anos. Além disso, também foram passadas orientações sobre as regras do ano eleitoral. O encontro também marcou a apresentação dos novos secretários que passam a integrar a gestão estadual, iniciando uma nova etapa de trabalho conjunto.

 

Importância reconhecida

Em artigo publicado, o professor, doutor em Educação e membro da Academia Sergipana de Letras, Jorge Carvalho, destacou a criação da Universidade Estadual de Sergipe (Unese) como uma iniciativa histórica, capaz de corrigir uma lacuna antiga na educação superior pública do estado. Para o acadêmico, a implantação da Unese representa um investimento estratégico no conhecimento e no futuro de Sergipe, ao ampliar o acesso ao ensino superior, fortalecer a produção intelectual e contribuir para o desenvolvimento social e cultural da população.

 

Investimento

Ao longo de 2025, a gestão do governador Fábio Mitidieri investiu mais de R$ 15 milhões em ciência, tecnologia e inovação. Segundo o Governo de Sergipe, os recursos viabilizaram a execução de editais, programas de fomento, concessão de bolsas e apoio direto a projetos científicos e inovadores. Foram beneficiados diretamente pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, startups e iniciativas com potencial de impacto econômico e social. O objetivo, conforme o Estado, foi impulsionar o desenvolvimento de Sergipe.

 

 

Acelera Sergipe

 

Com o objetivo de alinhar estratégias e apresentar o panorama das intervenções do Programa Acelera Sergipe, o maior pacote de investimentos em infraestrutura da história do estado, o Governo de Sergipe realizou reunião técnica com a equipe responsável pelo programa. O encontro ocorreu no Palácio Governador Augusto Franco, em Aracaju. A iniciativa vem transformando a realidade de diversas regiões ao impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população.

 

Acelera Sergipe I

Durante a reunião foram apresentadas atualizações sobre as obras em andamento e reforçadas orientações para assegurar a efetividade das ações em curso. “Chegamos a um ponto em que temos um volume expressivo de projetos, um banco de iniciativas que nos permite compreender e definir as prioridades do governo para este ano e para os próximos. Discutimos e analisamos cada uma dessas obras”, destacou o governador Fábio Mitidieri. No total, o Programa Acelera Sergipe tem 14 intervenções concluídas, 36 em execução, 19 com obras licitadas, 31 em fase de licitação, duas aptas a licitar, 23 em elaboração de projeto . Este alinhamento contribui para que as obras avancem dentro dos prazos previstos e com transparência na aplicação dos recursos públicos.

 

Turismo

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, se reuniu com parte do secretariado para alinhar o calendário oficial de eventos de 2026 da capital. Durante a reunião, foram discutidas as estratégias de logística, divulgação e orçamento dos principais eventos da cidade ao longo deste ano. No primeiro semestre, o planejamento contempla eventos como o Verão Caju, o aniversário de Aracaju e o Forró Caju. Já no segundo semestre, estão previstos o Réveillon, além de outros eventos esportivos, culturais, congressos e programações que movimentarão a capital ao longo do ano.

Pró-rodovias
O Governo de Sergipe realizou uma reunião técnica com a equipe do Programa Pró-Rodovias para reforçar o acompanhamento das obras rodoviárias em execução no estado. O encontro teve como foco a avaliação do andamento das intervenções e garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos. A iniciativa busca assegurar eficiência na aplicação dos recursos públicos e a continuidade das ações voltadas à melhoria da malha viária estadual, com investimentos que somam cerca de R$ 4 bilhões. São 13 obras em diferentes estágios de execução em todo o estado. Do total, 34 estão em andamento, 28 já foram licitadas, sete contam com edital publicado e 44 encontram-se com material em elaboração.
Debate cultural
Começa nesta quarta-feira, 7, por iniciativa do Governo de Sergipe, o 51º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, que acontece no campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no município. A realização reafirma o compromisso da gestão estadual com a preservação da identidade cultural. Organizado pela Secretaria Especial da Cultura (Secult) e Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), o simpósio reúne pesquisadores, artistas e fazedores de cultura. O foco desta edição é a folkcomunicação como instrumento de resistência e expressão social. O Grupo São Gonçalo é o homenageado pela sua trajetória e relevância histórica.

Edital do lixo

 

A Prefeitura de Aracaju iniciou a semana lançando, no Diário Oficial do Município o Edital para contratação de empresa para coleta de lixo da capital. Atualmente, o serviço é realizado por meio de um contrato emergencial.  Ao comentar o assunto em entrevista, a prefeita Emília Corrêa destacou que a licitação do lixo vai mudar o rumo da limpeza urbana, substituindo o contrato emergencial.” Houve tempo para que isso fosse feito anteriormente, mas não foi. Nós estamos iniciando agora, na nossa gestão”, alfinetou.

 

Trabalho infantil

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Simone Valadares, lançam hoje a Campanha Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. O evento acontece às 16h, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.  Com o tema ‘Infância não é lugar de trabalho, é lugar de sonho!’, a campanha representa um esforço intersetorial que visa interromper o ciclo automático de aceitação do trabalho infantil na sociedade e a indevida colaboração com ações comuns fortalecendo a problemática.

 

Lagarto

 

A Prefeitura de Lagarto anunciou a realização de quase 3 mil ações de infraestrutura nos próximos 100 dias. Ontem, foi iniciada a uma série de visitas técnicas em bairros e povoados que receberão obras e serviços dentro do programa “Prefeitura Presente”. O cronograma inclui pavimentação, recuperação de vias, limpeza urbana, capinação, revitalização de praças e melhorias em iluminação pública em diferentes regiões do município.