Com informações do CFO
Outubro reúne uma sucessão de datas comemorativas relevantes para a Odontologia: 03 é Dia Mundial do Dentista, 04 é Dia Mundial do Sorriso, e 25 é o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, marcada pela criação dos primeiros cursos de Odontologia do país. Podemos dizer, portanto – e sem medo de errar – que estamos no mês do dentista! O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais destacam a importância desses profissionais na promoção da saúde bucal, qualidade da vida e confiança da população.
A Odontologia moderna atua de forma integrada, compreendendo que a saúde bucal está diretamente relacionada à qualidade de vida. Um sorriso saudável vai além da estética, doenças bucais podem ter um impacto direto nos sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico. Os profissionais de Odontologia se especializam e trabalham diariamente para assegurar que cada sorriso seja uma expressão de bem-estar e confiança.
Os avanços tecnológicos e científicos na Odontologia permitiram a aplicação de técnicas cada vez mais eficientes e menos invasivas, como reabilitações orais, que devolvem não apenas a funcionalidade, mas também a confiança para sorrir. Os procedimentos de implantes, ortodontia, estética dental e odontologia preventiva têm como objetivo resgatar a autoestima e proporcionar uma vida com mais qualidade. Além disso, a harmonização orofacial tem avançado com novas técnicas e materiais, proporcionando uma melhor recuperação dos pacientes, e maior precisão nos tratamentos e resultados.
Os profissionais da Odontologia têm um papel crucial na conscientização sobre a saúde bucal. São esses especialistas, com vasto conhecimento técnico, ética e uma visão global do paciente, que trabalham incansavelmente para assegurar que cada sorriso seja uma expressão de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Sua atuação vai muito além do consultório: tem um impacto direto na vida social e emocional de milhares de pessoas, promovendo uma transformação poderosa.
Programação Especial
Como já faz parte da tradição, todos os anos em outubro o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe prepara uma programação comemorativa para o Mês do Dentista. As ações já começaram, na última semana, e buscam promover integração, atualização científica, valorização e responsabilidade social, culminando com a Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico, o Jubileu de Prata e de Ouro dos profissionais que completaram 25 e 50 anos de exercício da profissão.
Anuidade sem reajuste
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) aprovou, por unanimidade, a manutenção da anuidade sem reajuste para 2025 durante a Assembleia Conjunta com os CROs realizada em Brasília-DF, na última terça, 8 de outubro. A decisão reafirma o compromisso do Sistema Conselhos em apoiar os profissionais da odontologia, demonstrando sua preocupação em valorizar a categoria e atender às demandas do setor. A proposta de manutenção dos valores da anuidade foi apresentada pelo Conselho Federal de Odontologia e aceita por unanimidade pelos Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia, incluindo Sergipe.
Incidência Política
A quarta-feira foi marcada por uma grande mobilização da Odontologia no Congresso Nacional, em incidência política junto aos parlamentares de cada estado pela aprovação do Projeto de Lei n° 1365/2022, que propõe a modificação do piso dos cirurgiões-dentistas previsto na Lei n° 3.999/61, e majora os valores de hora extra e do adicional noturno. A presidente e o conselheiro tesoureiro do CRO-SE, Anna Tereza Lima e Erickson Palma Silva, e o conselheiro federal por Sergipe, Anderson Lessa Siqueira, foram recebidos no gabinete do senador Alessandro Vieira, Rogerio Carvalho e Laercio Oliveira, pleiteando apoio para o Projeto, que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.