ARACAJU/SE, 22 de outubro de 2024 , 10:21:10

logoajn1

Odontologia em luto: o último adeus ao Mestre José Augusto Santos da Silva

Sergipe acaba de perder uma das maiores referências em Odontologia Hospitalar do Brasil. O falecimento do Dr. José Augusto Santos da Silva, cirurgião bucomaxilofacial que fez história no Hospital de Cirurgia, deixou a todos consternados na última segunda-feira (02). As últimas homenagens da classe odontológica serão prestadas hoje, quinta-feira (05), a partir das 10h, quando o corpo será velado no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE).

Um infarto fulminante vitimou o cirurgião-dentista sergipano na capital paraense, onde estava por ocasião do Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. O corpo chegou ao aeroporto de Aracaju na tarde de ontem (04) e, até a manhã de hoje, está sendo velado por familiares e amigos na residência da sua mãe, localizada no bairro Santo Antônio. A partir das 8h, o corpo será conduzido até o Hospital de Cirurgia pelo Corpo de Bombeiros, de onde segue para o Conselho Regional de Odontologia, para a despedida dos colegas de classe. O corpo será velado no CRO-SE até as 14h30 e sairá, em cortejo, até o Cemitério São João Batista, onde o Dr. José Augusto será sepultado.

A história do Dr. José Augusto se confunde com a história da Odontologia Hospitalar em Sergipe, além de ser marcada pela vocação ao ensino e orientação de acadêmicos e profissionais. Nacionalmente respeitado pelo seu profundo conhecimento científico, que fazia questão de compartilhar, foi presidente do Departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), de onde era membro efetivo, e desde janeiro de 2023, representava Sergipe na Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Federal de Odontologia.

Por aqui, presidia o departamento de Odontologia da Sociedade de Terapia Intensiva de Sergipe, foi cirurgião-dentista da Prefeitura Municipal de Aracaju, cirurgião bucomaxilofacial do HUSE, presidiu a Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-SE, realizando diversos eventos de atualização científica e ações de incidência política em prol de projetos que tornassem obrigatória a presença de cirurgiões-dentistas nas equipes multiprofissionais de atendimento a pacientes internados. Defendia e disseminava como ninguém a importância do acompanhamento odontológico de pacientes nas UTIS, abordando a prevenção de infecções, a redução do tempo de internamento, dentre tantos outros benefícios.

Nasceu na extinta maternidade do Hospital Cirurgia em 06 de fevereiro de 1954, para onde retornou como profissional em 1985. Ao longo de quase 40 anos, deu contribuições inestimáveis e foi referência pelo zelo, amor e dedicação no cuidado com os seus pacientes e com o hospital. Foi presidente entre 1999 e 2000, vice-diretor de ensino e chefe do Serviço de Bucomaxilofacial e, atualmente, era cirurgião bucomaxilo, preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva e exercia a função de conselheiro do Conselho Deliberativo da FBHC.

Seu nome e o seu legado ficarão eternamente na história.

 

Prorrogação 

O CFO prorrogou o prazo de inscrições para o Exame Nacional de Proficiência em Odontologia até o dia 13 de setembro. O exame tem como objetivo avaliar o conhecimento dos novos profissionais e identificar áreas de aprimoramento, garantindo que estejam alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a regulamentação da profissão. Poderão participar todos os cirurgiões-dentistas que solicitaram a primeira inscrição no sistema conselhos no período entre 1º de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024. A inscrição no exame é facultativa e gratuita, e os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet no site do Instituto Quadrix.

 

Prêmio Nacional de Saúde Bucal

Já as inscrições para o Prêmio Nacional CFO de Saúde se encerram nesta sexta, dia 06 de setembro. Para participar os municípios deverão entregar a documentação necessária no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado. O Prêmio busca destacar e valorizar as gestões municipais que se sobressaem pela excelência e eficiência na implementação das políticas públicas de saúde bucal, com destaque para a participatividade da gestão, inclusão e eficácia dos serviços. Os municípios que alcançarem a maior pontuação em cada grupo populacional serão contemplados com uma cadeira odontológica.