Gatos são famosos por sua higiene. Eles não gostam de dormir em locais sujos, sempre fazem suas necessidades em um só local (geralmente onde há areia!) e nunca dormem ou comem perto desse local específico. Além disso, eles se limpam todos os dias em um lento e longo ritual. Para quem não sabe, o gato quando se lambe está se limpando. Sua língua porosa o ajuda a se livrar de pelos caídos e sujeiras ao longo do seu corpo, que em seguida serão expelidos pelas fezes e urina.
Por conta disso, muitos criadores de felinos têm preconceito quanto ao banho para gatos porque acham que é um processo estressante demais para o pet, e doloroso para eles. No entanto, ao contrário do que se pensa, o banho é um fator determinante para saúde do animal.
Diferentemente dos cachorros, onde a higienização é mais recorrente, o banho em gatos não precisa ser dado com frequência. Normalmente, eles não possuem odores e estão sempre limpos por conta própria. Mas, isso não quer dizer que você nunca deva dar banho no seu gato. Um felino pode precisar de um bom banho com água e produtos específicos por algumas razões, dentre elas, tratar e controlar pulgas ou carrapatos, retirar sujeiras que aderiram ao pelo e tratar problemas de pele, como vocês podem perceber, nem sempre é uma questão estética.
Porém, quem nunca saiu literalmente marcado pelo banho de um gato? Arranhões nos braços, antebraços e mãos são comuns, por isso é preciso adotar algumas precauções antes e durante o processo.
Comece o processo escovando o gato para tirar todo o nó e pelo morto e solto. Depois, teste a água e lembre-se que ela deve ser morna, se possível, peça para alguém lhe ajudar a segurá-lo, isso faz do banho mais rápido e seguro. Imobiliza seu pet segurando-o pela nuca e comece a molhá-lo da cabeça até o rabo. Depois aplique o shampoo e esfregue com cuidado. Veja nas instruções do produto quanto tempo ele deve ficar com o shampoo.
Cuidado para não entrar água no ouvido do bichinho. Colocar cuidadosamente algodão na orelha dele, para evitar a entrada de água, é o mais recomendado. Enxague bem, não deixe nenhum resíduo, pois o gato irá lambê-lo. Sem seguida, esprema o excesso de água e leve o gato para a toalha. Enxugue-o esfregando com cuidado e deixe o gato enrolado na toalha em um local quente. Esfregue-o até ele ficar bem seco.
Ah! E não se espante se depois do banho ele resolver sumir ou querer ficar sozinho. Durante um bom tempo, ele irá se lamber para ‘pentear’ a juba!