ARACAJU/SE, 2 de maio de 2024 , 16:10:20

logoajn1

São Cristóvão

Está dando o que falar na cidade mãe de Sergipe uma foto que circula nas redes sociais desde o último fim de semana onde aparecem sorridentes Júlio Júnior, atual secretário de Obras de São Cristóvão e cotado para pré-candidato a prefeito do município, Gedalva Umbaubá, até então adversária da gestão do prefeito Marcos Santana, e o deputado estadual Paulo Júnior. A pergunta que tem sido feita é se teria sido apenas um encontro despretensioso ou significa um rompimento na oposição? A confusão ficou grande entre eleitores. A foto teria sido tirada durante o desfile do Bloco Desça daí… no último domingo, no povoado Tinharé, em São Cristóvão. A festividade pré-carnavalesca atraiu muitos políticos. Diego Prado, opositor da atual gestão, também participou, mas sem repercussão de registro fotográfico comprometedor.

 

Plano Diretor em pauta

O vereador Breno Garibalde participou, nessa segunda-feira, 05, de uma reunião no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE). Entre os assuntos abordados, o andamento do processo de revisão do Plano Diretor de Aracaju, e o projeto do executivo que trata sobre o licenciamento autodeclaratório.

 

Sealba Show

O estado de Sergipe passa a contar com uma Comissão das Mulheres do Agro, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para valorizar a presença feminina no segmento. A comissão no estado foi lançada pelo Sistema Faese/Senar durante a 2ª edição do Sealba Show. A missão da Comissão é promover ações específicas para esse público visando desenvolver a liderança de mulheres no setor agropecuário. Em Sergipe, ela será presidida pela produtora rural e advogada Marivânia Schoenherr.

 

Sealba Show II

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o presidente do Banese, Marco Queiroz, firmaram contratos de financiamento agrícola para o custeio da produção de milho de seis produtores rurais do estado. As assinaturas foram realizadas durante o Sealba Show.

 

Sealba balanço

Considerado o 3º maior evento de negócios agropecuários do Nordeste, o Sealba Show 2024 atraiu mais de 50 mil pessoas ao Parque Cunha Menezes em Itabaiana, no agreste de Sergipe, entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. Além dos testemunhos espontâneos de expositores e visitantes, que atestam o êxito do Sealba Show, os números prévios de público apontam para uma movimentação de negócios acima dos R$ 300 milhões.

 

Pacote tecnológico
A Educação de Aracaju deu um grande passo para a transformação do ensino público, a partir do uso da tecnologia. O prefeito Edvaldo Nogueira lançou, na segunda-feira, 5, o  “Escola Tech”, um pacote de investimentos que equipará 100% das escolas municipais de Aracaju com ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhora na relação ensino-aprendizagem, além de ampliar ainda mais a segurança nas unidades e a inclusão digital dos estudantes.

 

Pacote tecnológico II

Apresentado durante a aula inaugural, que marcou o início do ano letivo de 2024, e contou com a participação de 1.400 estudantes, o pacote inclui a distribuição de 800 displays interativos que serão instalados em todas as salas de aula, além da instalação de câmeras de reconhecimento facial, totens para chamadas e sistemas de inteligência artificial nas unidades, contemplando 31 mil alunos. Também integra a iniciativa a aquisição de 25 mil notebooks para os estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

 

13 de Julho

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) voltou a cobrar uma reforma no Calçadão do Bairro 13 de julho. Ele disse que retornou ao espaço e constatou o “abandono”. Segundo ele, o Mirante, que já foi um dos cartões postais de Aracaju, está fechado há oito anos. “Corroído e prestes a desabar pela ação da ferrugem e do tempo”, disse ao se referir ao Mirante. “A mesma situação se encontra o anexo, que já foi base da Guarda Municipal e também está fechado”, diz.

 

13 de julho II

O Mirante da Praia 13 de Julho, inaugurado em setembro de 1998, era um ponto de referência turística da cidade e permitia a observação do Rio Sergipe, do manguezal e de vários pontos da cidade. O local também já foi posto de informações turísticas e local de exposições de artesanato.