ARACAJU/SE, 28 de abril de 2024 , 1:33:43

logoajn1

Sarah Andreozzi

A secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Sarah Tarsila Andreozzi, retornou ontem à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para apresentar o relatório do 3º quadrimestre de 2023. Segundo destacado pela gestora, ao longo dos últimos meses o Governo de Sergipe tem multiplicado as ações de fortalecimento das contas públicas, fidelidade à responsabilidade fiscal, bem como atraído empresas responsáveis por impulsionar a oferta de empregos. Pelo exposto, estado vive momento de estabilidade fiscal das contas públicas.

 

Despesa com pessoal

Em sua apresentação aos deputados, a secretária Sarah Andreozzi expos que, mesmo diante de um crescimento de Despesa de Pessoal do Poder Executivo no terceiro quadrimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, o estado reduziu os índices de gastos com o funcionalismo. Segundo9 ela, a folha de pessoal até outubro atingiu a marca de R$ 5,41 bilhões, R$ 461 milhões a mais que o registrado em 2022. Mesmo diante desse cenário, o índice de gasto com o pagamento dos salários caiu de 44 para 43,76% da receita em um ano, mantendo o estado com percentuais abaixo do recomendado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que considera 44% como limite de alerta e 46,55% como prudencial.

 

Elvira Maria

Com aposentadoria marcada para a próxima segunda-feira, 11 de março, a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva  foi homenageada na Assembleia Legislativa de Sergipe na última terça-feira, 05, com a maior honraria do Poder Legislativo: a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. Em seu discurso, a desembargadora enfatizou a importância do estudo e do conhecimento para galgar posições de destaque. “Sempre soube que para conquistar o que queria, poderia se dar através do estudo e do conhecimento. Fui atrás disso e aprendi muito durante a minha trajetória. Hoje posso dizer que saio da magistratura de cabeça erguida”.

 

Elvira Maria II

Já nessa quarta-feira, 06, a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva participou da sua última sessão do Tribunal Pleno, já que tem a aposentadoria marcada para o dia 11 de março. Na ocasião ela também recebeu diversas homenagens, do colegas e de servidores do Tribunal.

 

Fórum

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) divulgou que esteve no Tribunal de Justiça de Sergipe e conversou com o presidente Ricardo Múcio. Na pauta o fechamento do Fórum Maracaju, localizado no bairro 18 do Forte, que fica na Zona Norte. O vereador diz que sugeriu que o prédio seja cedido para que seja transformado em uma unidade de saúde ou uma escola municipal. Marques diz que ouviu de Ricardo Múcio que a desativação está em fase de estudo para realocação dos cartórios que existem no fórum, e concordo com a sugestão.

 

Ruas Vivas – 3ª edição

Em alusão ao Dia da Mulher, o vereador Breno Garibalde promoverá a neste sábado, 09, às 15 horas, a 3ª edição do projeto Ruas Vivas, juntamente com a comunidade do Conjunto Médici. A rua da Praça Nivaldo Menezes será palco de várias atividades como: to dance, aferição de pressão/glicemia, mutirão de pintura dos brinquedos da praça, apresentação de voz e violão e do grupo percussivo de mulheres Batalá, espaço kids e muito mais!

 

MDB MULHER
A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres e presidente do MDB de Aracaju, Danielle Garcia, apareceu nas primeiras inserções do partido na segunda-feira, 04. O programa mostrou os avanços de Aracaju e os desafios que vem pela frente. Danielle também convidou as mulheres para se filiarem ao partido.

 

Amauri

O chefe do Cerimonial da Prefeitura de Aracaju e cerimonialista, Amauri dos Santos, tomou posse na Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo. O evento foi realizado na noite da última segunda-feira, 04, na Câmara Municipal de São Paulo (SP), onde sete acadêmicos efetivos e quatro correspondentes também tomaram posse. Amauri dos Santos foi empossado como Acadêmico Efetivo e passa a ocupar a cadeira XXXVII, que tem como patrono o cerimonialista maranhense José Augusto Rodrigues Pestana, falecido em 2021.

 

Silvany

Maior entidade municipalista da América Latina, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou, na última sexta-feira, 1º, a maior eleição de sua história, com a vitória da Chapa 01 – “CNM Independente”. Entre os integrantes da chapa, se destaca a participação de apenas uma mulher: a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, vice-presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES).