ARACAJU/SE, 7 de setembro de 2024 , 20:21:50

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Um Biscoitinho Inocente? Entenda a Disputa entre a Apple e o Google

 

Neste mês, a Apple lançou duas publicidades reforçando a mensagem de privacidade do seu navegador de internet. Além de espalhar painéis publicitários em várias cidades do mundo com as frases: “Safari. Um navegador que é realmente privado”, “Privacidade: isso é iPhone”, a empresa também veiculou um comercial com a mesma intenção.

No vídeo publicado pela marca, câmeras com asas robóticas voam e perseguem pessoas com celulares Android, uma alusão às práticas de vigilância do Google, aparece então a frase: “Seu navegador está sendo observado”. Ao final do vídeo, são mostrados usuários do iPhone que, ao pressionarem o app Safari, explodem automaticamente as “câmeras robôs”.

Essa estratégia vem reforçar a narrativa da Apple como a de defensora da privacidade dos seus clientes e alertá-los, já que muitos usuários de iPhone têm o Google Chrome como navegador de preferência baixados em seus celulares.

A disputa entre as empresas vai além do navegador, outros aplicativos também oferecem serviços semelhantes como mapas, agendas e galerias de fotos, por exemplo.

Os biscoitinhos

A crítica da Apple foca em um ponto central da coleta de dados: os cookies, ou biscoitinhos em português. Eles são pequenos arquivos de texto que ficam armazenados na conta do usuário. Esses dados servem de base para anúncios relacionados ao perfil.

O Google é conhecido por sua coleta intensiva de cookies e havia anunciado mudanças em suas políticas, buscando um equilíbrio entre a personalização dos serviços e as crescentes preocupações com a privacidade. Desde 2022, havia uma previsão que ele não iria mais fornecer esses dados para os anunciantes. No entanto as pressões do mercado de anúncios forçaram o Google a reconsiderar a decisão de acabar com os cookies de terceiros nesta última semana.

Associações de Marca: Google x Apple

As associações de marca são fundamentais para entender o posicionamento das empresas no mercado. A Apple é frequentemente associada à inovação, design elegante e à privacidade. Já o Google é sinônimo de acessibilidade, personalização da experiência do usuário e organização de informações.

A disputa entre a Apple e o Google envolve uma batalha de valores e percepções. A Apple apela para um público cada vez mais preocupado com a segurança de seus dados. O Google, por outro lado, oferece serviços altamente personalizados. Mas, para isso, precisa constantemente justificar suas práticas de coleta de dados. Esta guerra de branding determina as escolhas dos consumidores e também põe em pauta assuntos importantes para a sociedade digital.

E aí na sua empresa? Como você tem trabalhado as associações da sua marca? Ou melhor: você tem trabalhado essas associações? Hora de refletir!