*Por Jakellyny Tavares Apostólico
A Doença Periodontal é um problema que atinge os tecidos de proteção e sustentação dos dentes, dentre eles gengiva e osso. Surge quando a higiene bucal não é feita corretamente, permitindo o acúmulo de biofilme (placa bacteriana), que leva a inflamação, dor e pode causar inclusive a perda dos dentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (2024), estima-se que as doenças gengivais afetam cerca de 19% da população adulta global, representando mais de 1 bilhão de casos em todo o mundo.
O primeiro sinal de que alguma coisa não está bem é o sangramento na gengiva. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso não é normal. Gengiva vermelha e inchada e presença de mau hálito também são sinais que não podem ser ignorados. Observar esses sintomas é o primeiro passo para cuidar melhor da saúde bucal.
Além disso, os problemas gengivais têm relação com diversas condições sistêmicas, como Hipertensão, Diabetes e Gravidez. Nos pacientes que têm Diabetes, por exemplo, a inflamação gengival pode alterar os níveis de glicemia dificultando o controle da doença.
Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e usar o fio dental diariamente ajudam a remover o biofilme da superfície dos dentes. A prevenção é a melhor estratégia para manter um sorriso saudável.
O Periodontista é o cirurgião-dentista especialista na prevenção e tratamento das doenças gengivais. As consultas de rotina possibilitam a identificação de problemas precocemente, e te permitem receber orientações personalizadas e evitar problemas mais graves. Cuidar das gengivas é cuidar da sua saúde!
*É cirurgiã-dentista (CRO/SE 1.251), Especialista em Periodontia pela ABO/SE, membro da Câmara Técnica de Periodontia do CRO-SE.
Taxa da Vigilância Sanitária I
Nesta quarta, o CRO-SE avançou nas discussões sobre a taxa da Vigilância Sanitária cobrada aos profissionais da Odontologia em Aracaju. Pela manhã, na Câmara Municipal de Aracaju, a presidente Anna Tereza Lima e conselheiros foram recebidos pelo vereador Elber Batalha, autor do Projeto de Lei para alterar a forma de cobrança da taxa na capital, e dialogaram com o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, e o vereador líder do governo municipal, Isac Silveira. O PL, aprovado pela Câmara, foi vetado pela nova gestão municipal. O diálogo girou em torno da necessidade da taxa incidir sobre os espaços de atendimento odontológico (e não sobre cada profissional) e, diante disso, a importância da derrubada do veto. A nova votação acontecerá dentro em breve.
Taxa da Vigilância Sanitária II
Pela tarde, a comitiva do CRO-SE e o vereador Elber Batalha foram recebidos pela secretária municipal de Aracaju, Débora Leite, na sede da SMS. Um produtivo diálogo foi estabelecido com a nova gestão municipal da saúde da capital, no sentido se construir uma solução para a questão, que envolve uma múltipla taxação sobre consultórios onde atende mais de um profissional. Um entendimento comum está sendo produzido, no sentido de promover os ajustes necessários sem inviabilizar a definição de responsabilidade sobre os serviços prestados nesses locais. Uma nova reunião acontecerá para continuidade das tratativas.
Webinar Consulta Pública Anvisa
Os profissionais da Odontologia que desejam contribuir com a Consulta Pública promovida pela Anvisa para normatização dos serviços de assistência odontológica no Brasil, terão a oportunidade de tirar dúvidas nesta quinta-feira, 13, através de um webinar, que será realizado às 10h, para apresentação das orientações necessárias à participação na consulta. Para participar do webinar, não é preciso fazer cadastro prévio. Basta clicar no link disponível no site e perfil oficial do CFO. Os participantes poderão enviar dúvidas sobre as novas normas, que deverão trazer maior segurança sanitária para o exercício da Odontologia, com proteção de profissionais e pacientes.