ARACAJU/SE, 22 de julho de 2024 , 13:55:39

logoajn1

150 tartarugas marinhas são soltas em praias sergipanas

 

Para comemorar o Dia Internacional da Tartaruga Marinha nesta terça-feira, 16, biólogos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) soltaram ao mar 150 tartaruguinhas em praias da capital e de outras faixas litorâneas do Estado, como praia do Abaís, em Estância, Pirambu e Ponta dos Mangues, locais onde há atividade do Projeto Tamar.

 

Sergipe e Bahia, explica o biólogo Augusto Cesar Coelho, são os responsáveis por 80% da soltura de tartarugas marinhas ao mar. De setembro de 2014 a junho de 2015 foram dois milhões de filhotes de tartarugas lançados ao mar, destes 700 mil em Sergipe. 

 

“É um trabalho muito importante para a preservação das tartarugas marinhas, tanto para o Brasil, como para o mundo. Hoje na costa sergipana são mais de oito ninhos de tartarugas protegidos”, diz.

 

No mundo, existem sete espécies de tartarugas marinhas. Dessas, cinco acontecem no Brasil e quatro em Sergipe. De cada mil filhotes lançados ao mar apenas um chega a idade adulta. 

 

Celebração

 

O dia internacional da tartaruga marinha é celebrado em 16 de junho, em homenagem ao nascimento do Dr. Archie Carr. Na década de 50, ele começou a trabalhar na conservação das tartarugas marinhas em Tortuguero, na Costa Rica, e se tornou um dos mais importantes pesquisadores da área. Através de seus estudos e escritos, é responsável por grande parte do que se conhece sobre a biologia e o ciclo de vida destes animais.

 

 

Foto: Lindivaldo Ribeiro/CS

 

Você pode querer ler também