ARACAJU/SE, 18 de abril de 2024 , 18:44:20

logoajn1

ITPS interdita 140 mil metros de fios e cabos fora dos padrões do Inmetro

Da redação, AJN1

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) deflagrou desde a última segunda-feira (29), a operação “Energia Segura”, coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo é retirar do mercado varejista fios e cabos elétricos que não obedecem às normas de segurança.

Até o momento, a operação interditou 140 mil metros de fios fora dos padrões do Inmetro, e visitou 17 estabelecimentos comerciais.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, disse que a operação ocorre em todo o território nacional e a ação visa proteger o consumidor, já que esse tipo de produto, quando não atende aos padrões de segurança estabelecidos pela legislação, pode causar incêndios, maior consumo de energia, além dos curtos-circuitos.

Equipamento novo

A fiscalização em Sergipe só foi possível porque, em outubro deste ano, o ITPS passou a operar um aparelho denominado microhmímetro, utilizado na medição da resistência de fios e cabos.

O aparelho é uma doação do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel) ao ITPS.

Antes do novo equipamento, as fiscalizações vinham sendo realizadas de maneira visual, a partir da observação da presença do selo do Inmetro e das informações do fabricante na embalagem do produto.

 

 

Você pode querer ler também