ARACAJU/SE, 21 de junho de 2024 , 23:58:12

logoajn1

18ª edição do ‘Brasil Sabor – Aracaju’ tem apoio do Governo de Sergipe

 

Até o domingo (19), o estacionamento do Shopping Jardins, em Aracaju, é palco das 17h às 22h30, da 18ª edição do ‘Brasil Sabor’, que é considerado um dos maiores festivais gastronômicos do mundo. O evento celebra a diversidade da gastronomia brasileira. e este ano tem como tema ‘Pra toda gente e pra todo gosto’. O ‘Brasil Sabor’ é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Segundo o presidente da Abrasel Sergipe, Bruno Dórea, 24 restaurantes de diversas municípios do estado estão participando do festival, que tem patrocínio oficial do Banco do Nordeste (BNB). Vale destacar que eles criaram pratos especiais que valorizam técnicas e ingredientes regionais, proporcionando aos visitantes uma verdadeira viagem pelos sabores do Brasil.

“O ‘Brasil Sabor’ acontece simultaneamente em todo o Brasil, e é óbvio que Aracaju não poderia ficar de fora. É um festival para celebrar a gastronomia, valorizar as receitas das nossas cozinhas, e é onde cada restaurante oferece um prato muito bem-elaborado. O festival significa colocar em prática o verdadeiro fomento ao nosso setor, o verdadeiro incentivo à criação de novas receitas. Assim, quem ganha é o universo gastronômico”, avalia Bruno.

Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o ‘Brasil Sabor’ é uma oportunidade de apresentar o potencial gastronômico de Sergipe. “A Setur apoia eventos como esse, pois a gastronomia também é um fator a impulsionar o turismo. Quando se trata de gastronomia, além dos sabores típicos do nosso estado, temos uma diversidade de delícias oferecidas em bons restaurantes, cuja comida é de qualidade. E, neste evento, os chefs de cozinha estão mostrando muita criatividade, o que reforça nosso potencial gastronômico”, ressalta.

Experiência gastronômica

A chef de cozinha Cristiane Santana é proprietária de um restaurante de comida tipicamente nordestina que existe em Aracaju há três anos. De acordo com ela, é a segunda vez que o estabelecimento participa do ‘Brasil Sabor’, evento gastronômico que ela considera extremamente bem-respeitado. “Acredito que, fora da unidade de trabalho de um restaurante, todo evento gastronômico é muito importante. Primeiro, porque você divulga o nome da sua unidade e a sua culinária. Além disso, você traz para as pessoas novas experiências fora das casas delas”, destaca. Para esta edição, a chef apresenta o prato ‘Gostoso de Mainha’, um purê de macaxeira com queijo coalho, carne de sol desfiada com vinagrete, crispe de macaxeira com páprica defumada e requeijão ralado no tacho.

A professora Lídia Helena Barreto Bidegain estava no festival com os filhos, a psicóloga Paula Bidegain e o estudante Felipe Bidegain, e experimentou o ‘Gostoso de Mainha’. “É muito gostoso mesmo. Tem sabor de prato de ‘mainha’. Quanto ao evento, acho realmente muito importante que sejam divulgados os restaurantes da nossa cidade. Muitos de nós não conhecemos. Este evento faz com que eles possam ser vistos e conhecidos”, opina a professora.

Já os filhos Paula e Felipe Bidegain optaram pelo ‘Salmão Mix’, prato feito por um restaurante de comida japonesa. A iguaria maçaricada é feita com kani e salmão, entre outros ingredientes. “Estava delicioso. Nunca tinha experimentado esse prato. Gostei bastante e foi uma experiência bem legal. Aqui, não é só culinária. Tem música e é um momento de se reunir com a família, com os amigos. Acho muito interessante esse evento para o nosso estado, para conhecermos nossa cultura, nossa culinária”, afirma a psicóloga.

Fonte: Secom

Você pode querer ler também