Em meio as eleições municipais que acontecem neste domingo, 15, a AJN1 separou 6 livros sobre política para te ajudar a entender suas estruturas fundamentais e seus processos mais atuais.
Confira:
Não Basta Dizer Não, de Naomi Klein
A jornalista canadense vem estudando os desdobramentos do capitalismo na sociedade, como efeitos da publicidade agressiva no cotidiano, globalização e crise climática. Neste livro, ela examina o cenário político dos Estados Unidos após a eleição de Donald Trump. A autora discute os fatores que definiram a vitória do republicano, bem como o papel das políticas neoliberais e da desigualdade social.
Em Busca da Política, de Zygmunt Bauman
Neste livro sobre política, o renomado sociólogo propõe que a liberdade individual é fruto do trabalho coletivo. No entanto, ele pondera que vivemos um momento em que a garantia dessa liberdade é buscada por meios que têm se privatizado. Bauman mostra como questões de âmbito privado se interligam com as de âmbito público.
Sobre a Tirania, de Timothy Snyder
Este historiador da Universidade de Yale discute a recente onda de deterioração de regimes democráticos, a partir de uma perspectiva histórica da política. Segundo o autor, nossa geração não é mais sábia que os europeus que viram a democracia dar lugar ao fascismo, ao nazismo ou ao comunismo no século 20, mas tem a vantagem de poder aprender com o que ocorreu naquele período.
Cama de Gato, de Kurt Vonnegut
Outro bom livro sobre política, esta obra conta a história de um homem comum que decide investigar o bombardeio atômico no Japão na Segunda Guerra Mundial. Sua investigação o leva a transformações e mudanças de pontos de vista sobre política, religião e ciência. Vonnegut, que serviu os EUA na guerra e foi prisioneiro dos alemães, faz uma crítica contundente sobre o uso do conhecimento a favor da destruição em massa, fanatismo religioso e intolerância.
O Príncipe, de Nicolau Maquiavel
Esta obra clássica, de 1513 é, até hoje, fundamental para o estudo da política. Trata-se de um dos livros mais profundos e completos sobre este campo, com papel crucial na construção do conceito de Estado moderno e do papel dos atores políticos.
Ciência Política, de Paulo Bonavides
Este clássico da literatura jurídica não pode faltar em sua biblioteca. Ele trata dos componentes da política moderna de forma bastante didática e completa. O autor escreve sobre os conceitos de sociedade e Estado, de população e povo, de Nação e território, de poder e de legalidade/legitimidade do poder. Bonavides aborda a teoria da separação de poderes, das formas de governo, dos sistemas eleitorais e dos partidos políticos, da democracia e da opinião pública.