ARACAJU/SE, 23 de maio de 2024 , 8:33:51

logoajn1

9 municípios decretam situação de emergência e pedem Carro-Pipa

 

Nos meses de maio e junho as chuvas ocorreram com maior freqüência em Sergipe, mas de acordo com a Defesa Civil do Estado o volume não foi suficiente para recuperação hídrica dos municípios do Alto Sertão que estão em estado de emergência. Ao todo, nove municípios decretaram situação de emergência e recebem auxílio da Operação Carro-Pipa do Estado e do Governo Federal.

De acordo com cel. Mendes, coordenador da Defensoria Estadual, as chuvas que têm ocorrido no litoral do estado, não estão acontecendo no Sertão. “Nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Porto da Folha, por exemplo, a situação é bem complicada. A chuva não aconteceu como em outros lugares e não foi suficiente para a recuperação hídrica. Já em municípios da região mais central como Pinhão e Frei Paulo a chuva deu uma melhorada na situação e estamos estudando a possibilidade de suspender a Operação Pipa”, afirma.

Apesar da situação de emergência, Mendes explica que a seca em Sergipe é controlada e a necessidade da população é a água. “Outras ações são realizadas em casos excepcionais, como aconteceu em 2012 e 2013, quando não ocorreu chuva e nesses anos a seca foi considerada a pior dos últimos 70 anos, mas por enquanto o carro-pipa atende a necessidade da população”, garante o coordenador.

Os municípios de Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Frei Paulo, Canindé do São Francisco, Gararu, Porto da Folha, Itabi e Carira decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil a população afetada com a seca é de mais 171 mil pessoas e 85 caminhões-pipa fazem parte da operação.

 

Foto: Defesa Civil

Você pode querer ler também