Aberta nesta quarta-feira, 25, em São Paulo, a 47ª Abav Expor 2019 e o 52º Encontro Comercial Brazrota. Trata-se do maior evento de turismo do Brasil. A ação segue até amanhã,27 no Expor Center Norte, na capital paulista. No primeiro dia do evento o stand de Sergipe foi um dos mais animados, com apresentação de um trio pé de serra dando as boas-vindas aos visitantes.
O evento conecta os principais agentes do segmento, tanto nacional como internacional. Com 27 mil inscritos no momento da abertura, este ano o evento alcançou um crescimento de público 10% superior ao registrado ano passado.
Em sua fala durante a abertura, a presidente nacional da Abav, Magda Nassar, fez questão de comentar que o turismo gera 310 milhões de empregos e movimentou 8.8 trilhões de dólares no ano passado. “Com 2.300 associados pelo país, a Abav responde por 85% dos serviços de lazer em todo o país”, disse.
Presente na solenidade de abertura, o ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio reconheceu que é preciso estruturar as principais rotas de turismo do país. Disse que o governo do presidente Bolsonaro estuda estruturar os portos para melhor receber os turistas que aportam a partir dos cruzeiros e da mesma forma construir novos terminais rodoviários e estruturar os já existentes. Segundo ele, o BNDES pode se somar a causa dos portos, a partir da concessão de financiamentos.
Vem pra Sergipe – Sergipe está presente com stands da Setur (Secretaria de Estado do Turismo), e das Prefeituras de Aracaju, São Cristóvão, Tobias Barreto, Barra dos Coqueiros e Itaporanga D’Ajuda. Bem pensado, o stand dos municípios é bastante interativo. Enquanto caminha pela feira, o participante encontra mensagens, tipo pegadas, convidando a uma visita ao stand para uma foto: “Vem para Sergipe”. A foto, que sai na hora, traz nas bordas, paisagens dos municípios sergipanos participantes, bem como seus respectivos endereços eletrônicos.
Presidente da Abav Sergipe, João Ávila destaca a importância do evento para o segmento. “Sergipe é o nosso pequeno mais notável do país. Temos cultura variada, gastronomia, praias e muito mais’, destaca.
Marlysson Magalhães, secretário da Industria Comércio e Turismo de Aracaju, destaca que a capital sergipana trouxe para a Abav o calendário de eventos a exemplo do Verão Sergipe, a Corrida de Aracaju e o Reveillon. “Estamos apresentando Aracaju de uma maneira mais ampla. Trouxemos nossa culinária e estamos exibindo vídeo dos nossos pontos turísticos”, disse.
Representando a Barra dos Coqueiros, o secretário Adailton Martins se mostrou otimista com a divulgação dos atrativos da Barra. “Estamos mostrando que a Barra dos Coqueiros tem muito mais que praia. Estruturamos o município e agora estamos trabalhando o turismo. Em novembro vamos lançar um passeio de to to tó. Estamos capacitando os canoeiros”, disse.
O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, explica que Sergipe está presente na Abav 2019 com dois stands, sendo um comercial, com os municípios, e o outro institucional, padronizado pelo Ministério do Turismo, para todos os estados. “Sergipe estreia uma nova folhetoria, mais atraente e com os principais destinos do estado”, observou.
Nesta quarta, na Abav, o governo do estado assinou um convênio para investir na área promocional e comercial de pacotes de viagem para Sergipe. ” Esse convênio será uma cooperação entre o governo de Sergipe, a ABIH, a Prefeitura de Aracaju, e a CVC, uma das maiores operadoras de turismo do mundo”, destacou Sales.