ARACAJU/SE, 11 de dezembro de 2024 , 18:42:09

logoajn1

Ação de São João alegra rotina de pacientes no HU de Lagarto

Um pouco da tradição dos festejos juninos foi oferecido a usuários e colaboradores do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), numa iniciativa de acolhimento e valorização da cultura local e regional que contou com integrantes do ‘Programa Melhor em Casa’ do município de Simão Dias e do projeto Humanizarte da unidade hospitalar, que reúne profissionais, residentes e internos da instituição de saúde. 

Com o tema “Melhor em Casa tem Forró e Prosa”, o grupo percorreu corredores, enfermarias e alas do HUL, sensibilizando a todos por onde passaram com muita animação, músicas de época executadas ao vivo por trio pé-de-serra, além de apresentação teatral de temas juninos e regionais para a comunidade hospitalar.

A ação de São João proporcionou um momento de descontração e reencontro com a cultura e tradição junina para pacientes e acompanhantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade cultural.  A dona de casa Edite Bispo de Jesus, por exemplo, não esperava mais ouvir ao vivo os acordes da sanfona neste mês de junho, ela que há um mês acompanha o esposo internado em um dos leitos da unidade hospitalar.

“Gostei muito da surpresa”, ressaltou Dona Edite. “Muito bom ter um pouquinho da animação da época de São João; isso faz os pacientes mais felizes”, disse. O agricultor Adelson Santos Conceição, acompanhante do pai na unidade, também aprovou a iniciativa. “Estão de parabéns, traz alegria e mostra como somos tratados; do paciente aos familiares que acompanham”, afirmou. 

“Nesse dia de ação junina o Projeto Humanizarte do HUL somou-se ao Melhor em Casa no intuito de resgatar a cultura local para aqueles que estão separados do seu cotidiano, e isso é motivo de sofrimento para muitos”, destacou Aline Alves Menezes, profissional responsável pela Unidade Psicossocial do HUL. “Realizar essa retomada da vida é produzir saúde”, disse.

Integração

A psicóloga do HUL lembrou que a ação é parte de um processo de integração em curso com o Melhor em Casa de Simão Dias. E que ações como essas deverão ser trabalhadas também com outros municípios da região de saúde Centro Sul do estado. Além de Simão Dias, também já contam com o programa federal os municípios de Tobias Barreto, Poço Verde e Salgado. “Realizamos a alta responsável em parceria com a equipe multiprofissional do programa; alguns pacientes ficarão restritos no ambiente domiciliar, então precisamos garantir a continuidade do cuidado quando retornarem ao convívio familiar”, disse.

Para a coordenadora do Programa Melhor em Casa no município de Simão Dias, Jaqueline Daltro Moura, a iniciativa objetivou possibilitar aos usuários acesso à cultura, aos costumes e tradições regionais que afloram com mais força nesta época do ano. “Iniciamos esse projeto cultural em 2018 nos leitos dos domicílios de Simão Dias, para atingir aqueles pacientes e acompanhantes que passam o São João restritos, sem contato com a cultura local”, observou. “Essa vinda ao Hospital Universitário de Lagarto é parte do nosso plano de expandir a atuação para a região”, comentou.

A idealizadora da ação ‘Melhor em casa tem forró e prosa’ – realizado no âmbito do projeto Melhor em Casa do Governo Federal -, terapeuta ocupacional Ana Lúcia Gama Gonçalves, lembra que o projeto teve início em 2018, aproveitando à época a realização da Copa do Mundo de futebol como tema. “Este ano o tema remete à cultura junina com a encenação de uma peça teatral que reúne dança, versos e muita música”, destacou.   

Melhor em Casa

O Programa Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

O município de Simão Dias foi contemplado com o programa em dezembro de 2016.  A equipe multidisciplinar do projeto no município é formada por 12 profissionais das áreas de medicina, enfermagem, técnico em enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia.

Sobre a Ebserh

O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Ascom/Ebserh

Você pode querer ler também