ARACAJU/SE, 23 de fevereiro de 2024 , 14:30:04

logoajn1

Ações educativas marcam Dia Mundial do Pedestre

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza até a sexta-feira (9) ações educativas em alusão ao Dia Mundial do Pedestre, comemorado em 8 de agosto. Hoje (5) a atividade acontece na avenida Etelvino Alves de Lima e tem como foco a conscientização de condutores e pedestres sobre o respeito e a importância da faixa para um trânsito seguro.

“Durante toda a semana a equipe de Educação para o Trânsito estará em vários pontos da cidade, como nas avenidas Tancredo Neves e José Carlos Silva, para chamar a atenção da população sobre a importância do respeito e utilização da faixa de pedestre para uma travessia segura”, disse o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.

Ele destacou que o pedestre é o elemento mais vulnerável do trânsito e deve usar corretamente a faixa, e os condutores também precisam respeitar este espaço, que é destinado à travessia. “Se cada um se conscientizar e fizer a sua parte, teremos um trânsito com menos acidentes”, destacou o diretor de Trânsito.

Entre os pontos que serão abordados durante as ações, está a atenção no momento de fazer a travessia e o respeito dos pedestres às ciclovias para a segurança de ambos. “Estaremos abordando pedestres e também motoristas, motociclistas e ciclistas para orientá-los, já que precisamos da colaboração de todos para a construção de um trânsito mais seguro. Os pedestres não devem estar usando fones de ouvido e celulares, por exemplo, na hora da travessia, e devem evitar caminhar nas ciclovias para a segurança dele e dos ciclistas. São cuidados importantes que fazem toda a diferença na prevenção de acidentes”, informou Heloísa Rezende, que faz parte da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT.

Pintura

A SMTT tem intensificado a pintura das faixas de pedestre na cidade para dar ainda mais segurança à população. No primeiro semestre deste ano, a equipe de sinalização da superintendência fez a pintura de mais de 450 faixas na capital.

“As sinalizações da cidade e a redução dos acidentes de trânsito estão dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e temos trabalhado para melhorar e ampliar as sinalizações, que são fundamentais para a organização e segurança do trânsito, além de realizar ações educativas diariamente em pontos da cidade, onde há os maiores índices de acidente. Melhorar a mobilidade da capital e a segurança no trânsito está entre as metas da gestão”, ressalta o superintendente da SMTT, Renato Telles.

*Com informações SMTT

Você pode querer ler também