Adema descarta problemas na barragem do rio Poxim

 

O Governo do Estado segue com o trabalho de monitoramento das barragens sergipanas. Um exemplo disso é que, nesta quinta-feira (31), equipes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) estiveram na Barragem Sindicalista Jaime Umbelino Souza — conhecida popularmente como barragem do Rio Poxim. O reservatório, localizado no município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, foi alvo de uma nova vistoria que analisou toda a sua estrutura e qualidade de água presente.

Segundo o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, a visita faz parte da rotina de ações dos dois órgãos e contou com a presença de técnicos especializados em geologia e corpos hídricos. “A vistoria de hoje teve foco na análise de toda a estrutura dos paredões que sustentam a barragem. Também aproveitamos para coletar amostras de água para verificar a qualidade dela e, ainda, fizemos um mapeamento completo de toda área. Mais uma vez, pudemos constatar que a barragem não apresenta nenhuma irregularidade em sua estrutura”, garantiu.

Ainda de acordo com Gilvan, o trabalho de inspeção da barragem seguirá dentro de sua rotina padrão e, mais uma vez, tranquiliza a população sobre a segurança do local. “Não há absolutamente nada de irregular com a barragem. Tudo flui dentro das normas estabelecidas e não há com o que se preocupar”, acrescenta.

O coordenador de Preservação de Mananciais e Segurança de Barragens da Deso, Luiz Carlos Souza, também esteve presente e confirmou que o monitoramento da barragem é feito todos os dias. “Nós já realizamos este trabalho diariamente e, hoje, fizemos o acompanhamento da equipe técnica da Adema na vistoria do local. A estrutura física foi, mais uma vez, analisada e nenhuma irregularidade foi encontrada.  Portanto, podemos garantir que tudo está dentro de sua normalidade”, assegurou.

Fonte: ASN