ARACAJU/SE, 20 de janeiro de 2025 , 0:14:55

logoajn1

Advogado acusado de estupro pode ter registro cassado

Da redação, AJN1

 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Sergipe, vai instaurar nesta segunda-feira (23) procedimento administrativo para apurar a conduta profissional e pessoal do advogado que foi preso preventivamente pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) acusado de estuprar e espancar a companheira. A princípio o acusado poderá ter a carteira suspensão e ao final do processo ter o registro cassado.

 

“Temos que garantir o processo legal, Como é um crime de grande repercussão negativa no seio da sociedade, em decorrência de ser um crime hediondo, uma vez comprovada a materialidade e autoria é possível haver uma suspensão liminar da carteira e posteriormente a cassação”, explicou o presidente da OAB Sergipe, Henri Clay Andrade, acrescentando que o processo legal tem que garantir a ampla defesa.

 

O presidente da Ordem ressaltou que não é prerrogativa da OAB defender profissionais que praticam crimes comuns ou hediondos, a exemplo de estupro. “A OAB foi concebida para defender os interesses da advocacia e dos advogados envolvidos em fatos no exercício profissional. Para isso existem prerrogativas do exercício da advocacia”, disse Henri Clay, acrescentando que também é missão institucional fiscalizar e punir, se for o caso, qualquer inscrito que infrinja a sua conduta ética profissional ou pessoal. “A sua imagem e condutas profissional e pessoal devem estar incólumes”, concluiu.

 

No que se refere ao local onde o advogado está preso, que seria a carceragem da 2ª Delegacia Metropolitana, Henri Clay disse que ainda não tinha informações sobre o fato, mas lembrou que existe o entendimento que celas especiais são as que têm condições de isolamento, onde o preso não esteja em contato com os demais internos.

 

O advogado que é acusado de estupro também atuava como assessor parlamentar e foi exonerado. Ele foi preso na última sexta-feira (20) por determinação da justiça. O advogado é acusado de espancar e estuprar com requintes de crueldade a companheira, fato ocorrido no dia 15, em um motel da cidade de Ribeirópolis.

Você pode querer ler também