ARACAJU/SE, 16 de abril de 2024 , 23:51:26

logoajn1

Ambulantes bloqueiam trânsito no Centro de Aracaju

Da redação, AJN1

 

Na manhã desta segunda-feira (11), um grupo de ambulantes, insatisfeitos com a apreensão de suas mercadorias, realizou um protesto no Centro de Aracaju. Houve bloqueio de trânsito nas imediações da Rua Santa Rosa e confusão entre os vendedores e a Guarda Municipal (GMA).

 

O manifesto ocorreu após a apreensão, por parte dos agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), de material de trabalho dos vendedores. Ao tentar evitar que as mercadorias fossem levadas, os ambulantes reagiram e a GMA foi acionando, utilizando-se, inclusive, spray de pimenta.

 

Conforme a Emsurb, as ações continuarão acontecendo nos próximos dias como forma de brecar possíveis casos que contrariem a lei.

 

De acordo com informações da Diretoria de Espaço Público e Abastecimento da Emsurb, foram apreendidos quatro carrinhos, sendo os alimentícios doados para instituições de caridade e os utensílios apreendidos devolvidos aos seus respectivos proprietários.

Represália

 

Com protesto, os vendedores ambulantes queimaram pneus. O trânsito ficou lento e equipes da SMTT foram acionadas para ajudar. Os comerciantes da localidade, assim que iniciou protesto, preferiram fechar as lojas.
 

Emsurb

 

Segundo a Emsurb, desde janeiro foram criados 160 pontos para os ambulantes do Centro de Aracaju comercializarem seus produtos, porém, 30 destes insistem em continuar a venda de produtos em locais proibidos causando concorrência desleal aos que aderiram ao espaço estabelecido pela Emsurb.

 

"fFram realizadas diversas reuniões com os ambulantes há alguns meses, e que nos últimos dias notificou os mesmo quanto a venda de frutas e utensílios em locais proibidos, fazendo-se cumpri assim as diretrizes da Lei Municipal de nº 1.500, que regulariza o comércio ambulante da Capital”, diz trecho da nota.

 

Você pode querer ler também