Amo faz doação de máquinas de lavar para assistidas

A Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) entrega na tarde de hoje (9), em sua sede, máquinas de lavar, do tipo tanquinho, a nove mulheres com câncer de mama. A doação tem como objetivo facilitar a rotina doméstica e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Atualmente, a associação assiste a quase duas mil pessoas, sendo 1.300 mulheres.

 

O câncer de mama é o de maior prevalência, com 643 mulheres casos, que estão em etapa de diagnóstico ou se encontram nas fases de tratamento – quimioterapia, radioterapia e cirurgia – ou no controle da doença.

 

O critério para a assistida ser contemplada com a máquina de lavar é ser vítima do câncer de mama e já ter se submetido à cirurgia de retirada da mama (mastectomia), além de necessitar da máquina de lavar para as atividades domésticas e sentir dificuldades total ou parcial dos movimentos dos braços.

 

Segundo a assessoria de comunicação da AMO, a triagem é feita por profissionais da área de serviço social e de fisioterapia. Muitas mulheres se queixam com frequência de não conseguir mais movimentar os braços, escovar os dentes, passar a mão nos cabelos, varrer a casa e lavar as louças.

 

Por conta disso, a associação se compromete a não só prestar assistência social e de saúde a essas mulheres, com liberação de medicamentos complementares, cestas de alimentos, projetos sociais, terapias de grupo, perucas, próteses mamárias e sessões especializadas de fisioterapia, mas também proporcionar melhorias na qualidade de vida.

 

Ação

 

Duas vezes por ano, a organização realiza esse tipo de doação, a primeira sempre ocorre no mês de março, que é dedicado às mulheres, e a segunda no mês de maio, pela passagem do Dia das Mães. Essa ação integra a agenda do encontro de celebração pelo Dia Internacional da Mulher que será realizado na mesma data.