ARACAJU/SE, 18 de junho de 2024 , 0:24:09

logoajn1

Amoníaco vaza de fábrica de gelo e assusta moradores em Aracaju

Na noite dessa quinta-feira (24), uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionada para conter o vazamento de amônia – um composto químico altamente tóxico à saúde – numa fábrica de gelo localizada na avenida Maranhão. Rapidamente os Bombeiros isolaram a área e a situação foi controlada.

Segundo o proprietário do estabelecimento, o composto vazou porque houve interrupção no fornecimento de energia da região, e os compressores, que deveriam estar deligados, não pararam de produzir o produto, ocasionando na disseminação de um gás.

Até o momento, apenas o proprietário da fábrica ficou exposto ao gás, mas ele recebeu atendimento médico logo em seguida.

Amoníaco

A amônia ou amoníaco (NH3) é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio. À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. Utilizada em compostos de agente refrigerante, na preparação de fertilizantes como nitrato de amônia, superfosfatos e nitrogenantes que são soluções de amônia e nitrato de amônia, sais de amônia e uréia.

Você pode querer ler também