ARACAJU/SE, 21 de junho de 2024 , 23:39:01

logoajn1

Após adiamento, prova do ‘Enem dos concursos’ será aplicada em agosto

 

O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (23), a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que ficou conhecido como o ‘Enem dos concursos’. As avaliações vão acontecer dia 18 de agosto, em 228 cidades do país.

Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no “Enem dos concursos”. Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Segundo o Ministério da Gestão, um novo cronograma completo será divulgado em breve.

Antes, as avaliações iriam acontecer no dia 05 de maio, mas foram adidas devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Por isso, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil e enviados para um local seguro.

Ainda segundo o ministério, os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e foi identificado que não houve qualquer violação. Agora, o órgão vai começar o diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos já definidos anteriormente.

No caso do Rio Grande do Sul, haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado. Agora, os candidatos terão de acessar novamente os cartões de prova, para confirmar se o local de prova foi mantido ou alterado.

Um novo cartão de confirmação de inscrição do ‘Enem dos Concursos’, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto.

O documento estará disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que o candidato fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

O cartão tem informações como número da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.

Locais e horários de provas

Ao todo, foram definidos 3.665 locais de aplicação, com 75.730 salas, sendo 94,6% da população apta a participar com deslocamento de até 100 km.

Os candidatos vão realizar as provas em dois turnos: de manhã, os portões serão abertos às 7h30 e, no período da tarde, às 13h. Todo o cronograma segue o horário de Brasília.

Como serão as provas

Matutino (2h30 de prova):

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
  • nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
  • nível médio: provas objetivas (40 questões).

As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são:

  • perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
  • procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
  • e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.

Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.

Canal de dúvidas

O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

Fonte: G1

Você pode querer ler também