ARACAJU/SE, 21 de junho de 2024 , 23:49:25

logoajn1

Após hit no TikTok, ‘Brás Cubas’ fica em segundo na lista de mais vendidos da Amazon

 

A tradução para o inglês de “Memórias póstumas de Brás Cubas” é o segundo livro mais vendido na Amazon na categoria ficção latino-americana e caribenha. O romance de Machado de Assis está na frente das edições em inglês de “O amor nos tempos de cólera”, de Gabriel García Márquez, e uma coletânea dos melhores contos de Jorge Luis Borges.

A edição da Penguin Classics, com tradução de Flora Thomson-DeVeaux, entrou nos trends após uma resenha positiva da influenciadora americana Courtney Henning Novak viralizar na internet.

Em um vídeo gravado na semana passada, Novak conta que leu o clássico de Machado de Assis como parte de um desafio para o TikTok. E ficou cantada:

“Eu tenho três grandes problemas com esse livro. Primeiro, a minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida?”, falou a tiktoker.

O vídeo de Novak repercutiu nas redes pelos brasileiros, gerando diversas discussões sobre como a obra de Machado de Assis é percebida no Brasil e no exterior.

Enquanto os brasileiros debatem sua própria literatura, Novak agora está empenhada em aprender o nosso idioma. “Eu não consigo nem imaginar o quão bom isso é em português”, diz ela no vídeo. “Então agora, no meio o meu projeto de ler ao redor mundo, eu tenho outra tarefa que é aprender português.”

A tradutora da edição, Flora Thomson-DeVeaux, comemorou o sucesso de vendas na Amazon. Porém estranhou ver o “O idiota”, do russo Fiodor Dostoievski, no topo da lista. Até onde se sabe, o autor russo e seu livro não são considerados latino-americanos.

Fonte: O Globo

Você pode querer ler também