ARACAJU/SE, 22 de junho de 2024 , 0:31:50

logoajn1

Aracaju está em alerta de chuva moderada até o final da tarde deste sábado

A Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu  alerta de chuva moderada na capital até às 17h deste sábado (18). De forma preventiva, um aviso foi encaminhado à população através do Serviço de Alerta por SMS 40199.

A medida se baseia nas atualizações dos centros especializados em meteorologia, que indica maior probabilidade de chuva para hoje. As equipes reforçam as ações preventivas, com monitoramento nas áreas de risco e atenção aos chamados que venham a ser registrados através do serviço emergencial 199.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta o alinhamento entre os órgãos municipais. “O Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju está alinhado para atuar no menor tempo de resposta possível, frente às demandas que possam surgir. Diversas ações preventivas vêm ocorrendo continuamente, para mitigar riscos e ampliar a capacidade de resiliência da capital”, salienta.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a população deve redobrar o estado de observação. “Especialmente nas áreas de rico a população deve ter atenção aos sinais de anormalidade que possam ser ocasionados pelas chuvas. Nas áreas de encostas de morro, alguns desses sinais podem ser, inclinação de árvores e postes, movimentos de massa ou mesmo alterações das condições estruturais das residências. Ainda em relação aos riscos estruturais, é importante observar se há barulho diferenciado no madeiramento do telhado ou aparecimento de rachaduras”, alerta.

Em situação de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 199, disponível 24h. “Temos equipes em sistema de plantão para a realização de vistorias e adoção das providências para a redução de riscos”, frisou o coordenador do órgão municipal, Robson Rabelo.

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local que deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.

Fonte: AAN

Você pode querer ler também