ARACAJU/SE, 27 de maio de 2024 , 3:09:04

logoajn1

Aracaju registra, nesta terça-feira (23), mais de 80 mm de chuva em apenas seis horas; prefeitura reforça atenção às áreas de risco

 

Chove forte na capital sergipana nesta terça-feira (23). Até o início da tarde, a cidade registrou acumulado de 84 milímetros em apenas seis horas. A previsão é de que as chuvas permaneçam com intensidade moderada a forte pelas próximas 24 horas, conforme alerta emitido pela Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Para minimizar e evitar possíveis transtornos, equipes da Prefeitura de Aracaju estão atuando em toda a cidade, reforçando ações preventivas e o monitoramento das áreas sensíveis e atendendo aos chamados da população.

Por meio do Comitê de Gerenciamento de Crise, a prefeitura realiza ações estratégicas para reduzir impactos e riscos à população. Até as 15h, foram registradas 12 ocorrências, sendo oito de alagamentos, três de avaliação de risco de colapso estrutural e uma de queda de árvore, sem registro de vítimas, desabrigados, desalojados ou interdições. Segundo o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, o trabalho segue intenso no sentido de monitorar as áreas de risco e atender às ocorrências.

“Atuamos em conjunto com os demais órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, para a redução dos transtornos ocasionados pelas fortes chuvas desta terça-feira. Tivemos registro de maior concentração no intervalo de uma hora, no Centro, com 40 mm de chuva, o que representa um grande volume em um curto intervalo de tempo. Mantemos equipes em atenção para atendimento à população, com prioridade para as demandas que denotem maior risco, conforme triagem realizada pela Defesa Civil. Todas as solicitações registradas através do serviço emergencial 199 são devidamente atendidas”, salientou o secretário.

Por conta de alguns pontos de alagamento, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também realizou o monitoramento das vias, e até o início da tarde nenhuma rua ou avenida precisou ser interditada. Já a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) deu prosseguimento ao programa de desobstrução e manutenção da rede de drenagem, que nesta terça-feira (23) foi realizada em bairros como Grageru, 18 do Forte, Aeroporto, São Conrado, Centro, 13 de Julho, Porto D’Antas, Jardins, Ponto Novo, Atalaia e Coroa do Meio. A população aracajuana pode solicitar o trabalho de desobstrução de bocas de lobo por meio do setor de atendimento. Basta ligar para os telefones (79) 3179-1600, 1617 e 1619.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) fez um monitoramento mais intenso de canais, trabalho que se soma às diversas ações realizadas durante todo o ano para assegurar o devido escoamento das águas das chuvas e prevenir alagamentos na cidade, como a limpeza de canais, o recolhimento de resíduos sólidos e o monitoramento do fluxo das águas pluviais, pontos de retenção e possíveis obstruções das galerias nas regiões mais críticas.

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local que deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.

 

Você pode querer ler também