ARACAJU/SE, 25 de junho de 2024 , 2:31:42

logoajn1

Aracaju sedia 34º Congresso Nacional da Abrajet

 

Até o próximo sábado(19), Aracaju será a capital nacional do turismo com a realização do 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) que este ano tem como tema “Turismo e Sustentabilidade”. O evento é realizado no Centro de Convenções do Delmar Hotel, na Orla de Atalaia, e reúne mais de 120 profissionais da imprensa especializados em turismo para discutir questões relacionadas à atividade econômica e ao jornalismo de turismo.

A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira e contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão. Sobre o congresso, o ministro disse que era uma “oportunidade para ouvir as reivindicações dos operadores do turismo” e se mostrou otimista com os avanços que o setor deve experimentar nos próximos anos. “Com o plano ‘Brasil Mais Turismo’, que lançamos no mês de abril, a perspectiva é nos próximos cinco anos colocarmos mais de 40 milhões de brasileiros no mercado de turismo interno e aumentar de 6,5 milhões de turistas internacionais para 12 milhões, gerando mais de dois milhões de empregos em todo o Brasil”, destacou.

O secretário Municipal da Indústria Comércio e Turismo, Jorge Santana, representou o prefeito da capital, foi um dos palestrantes apresentando o tema “Aracaju, vem sentir de perto, um passeio lúdico e informativo pelos encantos da cidade”. O secretário apresentou as belezas naturais e gastronômicas oferecidas pelos 4 Km da Orla de Atalaia; a Orla Pôr do Sol, mostrando o estuário do rio Vaza Barris e a Croa do Goré com passeios de lanchas e catamarãs.

Jorge Santana também falou do Cento Histórico, com destaque para o Museu da Gente Sergipana, e do ciclo junino na capital com o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia; o Arraiá do Arranca Unha, no Centro de Criatividade; a Rua São João, no Santo Antônio; o Gonzagão, no Augusto Franco; e a Marinete do Forró, atração genuinamente aracajuana que leva turistas e muito forró pelas ruas da cidade.

Durante os dias de Congresso, os jornalistas vão participar de painéis e palestras sobre atrações turísticas de Aracaju e outros municípios sergipanos como São Cristóvão, Laranjeiras, Estância e Canindé do São Francisco.

Mirian Petrone, presidente nacional da Abrajet, ressaltou a presença da “nata” do jornalismo de turismo divulgando a cidade para todo o país. Elogiou as belezas naturais de Aracaju e recomendou um trabalho mais “forte” na divulgação da cidade. “No turismo, divulgação não é gasto. Uma cidade só é promovida quando ela investe, quando ela vê que o turismo pode trazer benefícios para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade”.

O 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, Governo do Estado, Sebrae, Fecomércio, Convention & Visitors Bureau, ABIH/Se e outras entidades ligadas ao trade turístico.

*Com informações da PMA

Você pode querer ler também