Arquidiocese de Aracaju retoma missas presenciais em 111 paróquias a partir deste sábado, 1º

Da redação, AJN1

A Arquidiocese de Aracaju, em nome do Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa, autorizou a retomada de missas presenciais em 111 paróquias a partir deste sábado, 1º de agosto. O retorno das celebrações eucarísticas se baseia em decreto do Governo do Estado, publicado nessa quinta-feira (30), e que indica novos critérios para o plano de retomada gradual das atividades no Estado, dentro da realidade da pandemia da covid-19.

De acordo com o decreto do Governo, as atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, deverão funcionar apenas quatro dias da semana (terça-feira, quinta-feira, sábado e domingo), em todas as regiões do Estado, com a ocupação de até 30% dos espaços dos templos, conforme protocolo sanitário para evitar a proliferação do patógeno, que já infectou 57.684 pessoas em Sergipe e matou outras 1.408.

+Leia o decreto estadual na íntegra.

“Confiando na Providência Divina e na Maternal bondade da Virgem Mãe de Deus, a Imaculada Conceição, comunicamos ao Clero, religiosos e religiosas e a todos os fiéis leigos que as igrejas serão reabertas no próximo sábado, amanhã, dia 1 de agosto, em todo o território arquidiocesano. Mas, pedimos humildemente a todas as paróquias que sigam as orientações do Decreto da Arquidiocese, do dia 1 de julho sobre a reabertura das igrejas. Salientamos que somente será permitido 30% da capacidade dos templos nas Santas Missas. Elas funcionarão nos dias fixados: terças, quintas, sábados e domingos, por Decreto no. 40.636, de 29 de julho de 2020 do Governo do Estado de Sergipe. Invocamos sobre a nossa amada Arquidiocese e a todos os cidadãos de boa vontade, as bênçãos de saúde, paz e serenidade”, escreveu Dom João José Costa, em nota pública.